» FINADOS: POPULAÇÃO É ORIENTADA SOBRE PREVENÇÃO DA DENGUE PDF Imprimir E-mail

 A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), está desenvolvendo desde esta quarta, dia 29, nos cemitérios municipais Nossa Senhora do Carmo, no bairro Tijuco Preto, e Santo Antônio de Pádua, na Vila Prado, um trabalho de educação que visa orientar a população que vai visitar ao cemitério na semana que antecede e no domingo de Finados para que adotem cuidados para evitar a instalação de focos transmissores da dengue.

Até a próxima sexta, dia 31, a orientação da população que vai aos cemitérios para promover a limpeza ou reforma dos túmulos será feita por três agentes de combate a endemias no horário das 8h às 12h e das 14 às 18h. Entre as orientações, estão ações como os cuidados nos túmulos com floreiras e vasos fixos (furar ou colocar areia), vasos de plantas naturais (retirar o plástico que envolve o vaso e não colocar prato em baixo), flores artificiais (evitar modelos/tipos), que pelo formato podem acumular água, além da apresentação do mostruário do ciclo evolutivo do mosquito aedes aegypit.

No domingo de finados, dia 2 de novembro, haverá a distribuição de folhetos contendo informações complementares sobre a prevenção da dengue. Graças a ações preventivas da Prefeitura, como o “Mutirão Cidade Limpa”, São Carlos é uma das cidades do país com menor número de casos de dengue registrados nos últimos anos. Nos primeiros 10 meses deste ano foram registrados 9 casos autóctones e 19 importados. Outras informações podem ser obtidas através do telefone da VIGEP: 3307-7405.

Limpeza túmulos
A reforma ou pintura nos túmulos nos dois cemitérios municipais – Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio de Pádua – podem ser feitas até esta quinta, dia 30. A limpeza ou a lavagem dos túmulos podem ser realizadas até o sábado, dia 1º. Todos os dias o horário de funcionamento será das 6 às 18h.

(29/10/08)