SÃO CARLOS VIII PDF Imprimir E-mail

 

 

 

SÃO CARLOS VIII ESTÁ RECEBENDO DIVERSAS MELHORIAS

A Prefeitura, por meio da Progresso e Habitação São Carlos (Prohab), está fazendo o reassentamento das famílias que residem no bairro Santa Maria II e no Orfanato, para os imóveis do loteamento social “Dom Constantino Amstaldem” (São Carlos VIII), construídos por eles próprios em sistema de mutirão. Até agora, 33 das 42 famílias que moram no Santa Maria II e 7 das 54 do Orfanato foram reassentadas. Além desses dois núcleos, mais 11 famílias que moram no Bosque Santa Fé também serão reassentadas. Assim que as famílias são reassentadas, começa a demolição dessas casas para evitar que elas sejam invadidas.

Segundo a presidente da Prohab, Mara Gomes, os moradores desses locais estão sendo removidos à medida que suas casas vão ficando prontas no loteamento São Carlos VIII. “Como essas casas são construídas em sistema de mutirão, elas estão em diferentes estágios de construção. Esperamos que até o final do ano todos os moradores já estejam em suas casas novas”, informou Mara.

O São Carlos VIII vem recebendo uma série de melhorias como, por exemplo, a pavimentação das ruas com piso intertravado (bloquete), pavimento que facilita a manutenção e permite melhor permeabilidade da água das chuvas. Ela entende que para os próximos empreendimentos construídos em sistema de mutirão deve constar recursos para a contratação de mão-de-obra especializada. “Quando a obra chega num determinado estágio, é necessário essa mão-de-obra especializada para que se agilize o seu término”, finalizou.

Casa nova
Depois de ter morado 15 anos no Santa Maria II, a dona de casa Beatriz da Penha Rocha está extremamente satisfeita com a nova casa, onde está há pouco mais de um mês ao lado do marido e de dois filhos. “A vida lá (no Santa Maria II) onde nós morávamos não era nada fácil. A casa de quatro cômodos, que eu dividia com meu filho casado, tinha paredes que balançavam e, pior, quando chovia era um transtorno danado, era um tal de colocar balde aqui e ali”, contou aliviada.

Beatriz conta ainda que alguns de seus familiares tinham até vergonha de visitá-la. “Agora não, eles vêm aqui nos finais de semana e para mim é uma alegria. Estou muito feliz mesmo”, festejou. Meiriane Ferreira de Araújo, que mudou-se para o São Carlos VIII há 45 dias junto com o filho de 6 anos, é só felicidade. Ela cuida de cada detalhe da nova casa que ajudou a construir com muito orgulho. “Saber que eu participei do assentamento de cada tijolo ou piso me traz muita satisfação. Aos poucos eu vou melhorando a minha casa, pintando e decorando do meu jeito, é muito gostoso”, disse.

Quando ela se lembra da situação da casa onde morou com o pai durante 6 anos no Santa Maria II, sente alívio. “Aquela casa era muito ruim, as paredes estavam rachadas, o telhado tinha furos e chovia tudo dentro. Aqui é outra coisa, no primeiro dia que entrei na minha casa eu chorei bastante de emoção. Nossa, quanta felicidade”, concluiu.

(22/10/08)