» UAB - NOVOS CURSOS PDF Imprimir E-mail

Acompanhado do prefeito eleito Oswaldo Barba, o prefeito Newton Lima esteve em São Paulo, onde assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para o oferecimento de novos cursos no Pólo Municipal da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em São Carlos. A partir de 2009, serão 4 novos cursos de pós-graduação na área de saúde, na modalidade a distância. A unidade já oferece cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Educação Musical, cada um com 50 vagas.

INSCRIÇÕES PODERÃO SER FEITAS A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO

O prefeito Newton Lima, acompanhado do prefeito eleito, Oswaldo Barba, assinou nesta quarta, dia 30, em São Paulo, um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para que quatro novos cursos sejam ministrados no Pólo Municipal de Apoio Presencial da UAB em São Carlos.

A UAB é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e em São Carlos funciona em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Prefeitura, oferecendo cursos de graduação semipresenciais. A unidade são-carlense já oferece os cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Educação Musical, cada um com 50 vagas.

Pelo termo assinado entre a Prefeitura, através da Fundação Educacional São Carlos (FESC), responsável pela gestão do pólo, com o Núcleo da UAB da Unifesp, a partir de março 2009 serão oferecidos, na modalidade a distância, cursos de pós-graduação na área de saúde: Especialização em Informática em Saúde, Especialização em Gestão para Enfermeiros, Especialização em Cuidados Pré-Natal e Aperfeiçoamento em Cuidados Primários em Oftalmologia, Reflexo Vermelho e Fundo de Olho. Dos 4 cursos, 3 são para enfermeiros com graduação em Enfermagem concluída, sendo Pós-Graduação lato sensu – especialização. Já o curso na área de Oftalmologia, também lato sensu, é destinado à capacitação de médicos. Os cursos têm duração de 1 ano, em média 400 horas/aula e 50 vagas cada.

O ex-reitor da UFSCar e prefeito eleito de São Carlos, Oswaldo Barba, lembrou que a Universidade Federal de São Carlos foi uma das primeiras a abraçar o programa da UAB porque viu a possibilidade de levar ensino de qualidade para regiões ainda não atendidas com o ensino superior.

“A UFSCar coordena no total 19 pólos, alguns em outros estados, como no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia. Em São Carlos, o prefeito Newton Lima sabiamente fez questão de receber um pólo virtual, e agora, além dos três cursos que já estão sendo oferecidos da UFSCar de graduação, o Pólo de São Carlos, por meio desse parceria com a Unifesp, também vai poder oferecer cursos de pós-graduação lato sensu – especialização. A qualidade dos cursos oferecidos pela UAB é a mesma dos cursos presenciais”, finalizou Barba.

Já o prefeito Newton Lima falou da política do governo federal de ampliação da oferta de cursos de ensino superior de qualidade no país. “O objetivo principal do governo do presidente Lula ao instituir esse programa é a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no país.

“A criação de novas universidades federais e de novos campi amplia o número de vagas na educação superior, interioriza a educação pública e gratuita e combate as desigualdades, e a Universidade Aberta do Brasil é mais uma ação nesse sentido. A UAB não fere o princípio constitucional, porque a responsabilidade pedagógica, a responsabilidade da outorga do título, da supervisão e do ensino é de uma universidade pública federal”, afirmou.

O preconceito em relação à educação a distância foi outro assunto ressaltado pelo prefeito. “Antes a academia brasileira tinha um preconceito em relação à educação a distância, achava que o aluno a distância não tinha a mesma qualidade do aluno do sistema tradicional. A educação a distância era vista com desconfiança no Brasil, apesar de ser bem-aceita em outros países e das várias experiências bem-sucedidas. Mas hoje, graças às várias iniciativas do governo federal nesse sentido, percebemos que com um programa forte e bem implantado, caso da UAB, coordenado por profissionais das universidades federais, essa diferença não existe, por isso buscamos novas parcerias para ampliar ainda mais a oferta de cursos no nosso Pólo, agora com a oferta de especialização”.

Marcos Pacheco, reitor pró-tempore da Unifesp, ficou surpreso com os programas desenvolvidos pela Prefeitura por meio da FESC. “Ficamos impressionados com a transferência de conhecimento que já é
exercida pela FESC em benefício da população, e essa parceria que
firmamos representa a participação efetiva de duas importantes
universidades como a UFSCar e a Unifesp na vida do cidadão".

Inscrições
As inscrições para qualquer um dos cursos poderão ser feitas a partir do próximo mês, em data a ser divulgada, até fevereiro de 2009, na sede do Pólo Municipal de Apoio Presencial da UAB em São Carlos, localizado, provisoriamente, na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, no Campus 1 da FESC.

A partir de dezembro o Pólo irá funcionar em novo local, já que a Prefeitura está concluindo a reforma no prédio onde funcionava o antigo Laboratório Adolfo Lutz, ao lado do Palacete Conde do Pinhal, no centro da cidade. No local será instalado o Pólo Municipal de Apoio Presencial da UAB e o Espaço Braile da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Mais informações pelos telefones (16) 3372-1325 ou 3372-1308 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

(30/10/08)