» SEÇÃO DE COMBATE AO RACISMO PROMOVE CURSO PARA GESTORES PDF Imprimir E-mail

 

A Seção de Combate ao Racismo, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, está promovendo o curso “Relações raciais no Brasil e seus desdobramentos na cidade de São Carlos”, destinado a gestores municipais. Participam do curso gestores das secretarias de Saúde, Cidadania, Governo, Educação, Ciência e Tecnologia, além da Guarda-Municipal.

De acordo com o chefe da seção, Dener Santos Silveira, o objetivo do curso é fazer um refinamento das políticas públicas de promoção da igualdade racial que já existem no município em algumas secretarias. “Esse governo sempre foi pautado pela qualidade na formulação e execução de políticas públicas, esta é uma qualidade indiscutível desta administração. Essas políticas, agora, necessitam ser expandidas mantendo sua qualidade e o curso sobre relações raciais visa este objetivo”, ressalta.

Para Dener, é essencial um programa de políticas que tenha a promoção da igualdade racial como meta, e nesse sentido o curso propõe uma conexão, uma espécie de rede de ações com todas as secretarias para reparação dos danos causados pelo legado da escravidão.

Políticas de igualdade racial
Segundo Dener, o município já desenvolve as políticas de igualdade racial. O último censo mostra que 23% da população de São Carlos é negra, ou seja, em torno de 50 mil pessoas. “Esse é um dado muito importante. Sabemos que existem muitas pessoas negras que sofrem diariamente, por um lado, uma violência simbólica oriunda do racismo que reflete de forma incisiva em sua auto-estima, e por outro, uma violência econômica que pode ser identificada na ausência de uma série de requisitos mínimos de benefício do Estado, tais como saúde, educação, emprego. É no combate a essas violências que são formuladas políticas de promoção da igualdade racial”, conclui.

(31/10/08)