» SECRETÁRIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA VISITA O NAI PDF Imprimir E-mail

A secretária adjunta da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Márcia Soares, esteve nesta sexta, dia 31, em São Carlos, visitando o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). A secretária também conheceu as medidas socioeducativas de Semi-Liberdade, que funcionam na chácara “Casa de Convivência Lucas Perroni Júnior”.

A visita foi monitorada pela secretária municipal de Infância e Juventude de São Carlos, Rose Mendes, e pelo educador do NAI, Benjamin Campos. A secretária de São Carlos transmitiu à visitante todas as informações sobre o modelo implantado no município e explicou como o trabalho é realizado em parceria com a Prefeitura.

Márcia Gomes explicou que a implantação de medidas voltadas para adolescentes em conflitos com a lei é uma discussão nacional, e São Carlos está à frente porque já desenvolve um trabalho reconhecido nacionalmente nessa área. “Venho a São Carlos porque vamos estabelecer uma parceria importante com o Sistema de Atendimento Socioeducativo aqui de São Carlos para a construção de uma nova sede para o NAI. A Prefeitura daqui está de parabéns, pois deu um passo à frente na implantação do Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas”, explicou Márcia Soares.

Para Rose Mendes, é um orgulho poder receber pessoas de outros Estados e mostrar o trabalho tanto do NAI como da secretaria. “Isso tudo mostra que a Prefeitura sempre esteve no caminho certo, pois desde 2001 teve como uma das prioridades a criança e adolescente. Graças ao empenho dessa administração, viramos o jogo em São Carlos. Tratamos do nosso adolescente em sua própria cidade e ao lado da sua família, o que não acontece nas unidades da Fundação Casa”.

Nova sede
O projeto de construção da nova sede do NAI, uma alternativa à construção de uma unidade da Fundação Casa no município, elaborado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Infância e Juventude e de Obras e Serviços Públicos, em parceria com a Vara da Infância e Juventude e com o Salesianos São Carlos, prevê a construção de uma sede própria do NAI dentro do Complexo de Segurança do Município.

A intenção é construir um prédio com estrutura moderna com área construída de 1.434 m2 para abrigar alojamentos, sanitários, salas de aulas, salas administrativas, refeitório, área de convivência e dois estacionamentos, além de uma quadra poliesportiva coberta com 500 m2. A estrutura foi planejada para atender 38 menores, sendo 20 vagas para internação sentença, 10 vagas para internação provisória, 4 vagas para internação inicial para meninos e mais 4 vagas para internação inicial de meninas.

(31/10/08)