» CONTENÇÃO DE CÓRREGOS PDF Imprimir E-mail

Prefeito entrega obras no Tijuco Preto e Monjolinho.

 

 

FIM DO DESPEJO DE ESGOTO POSSIBILITARÁ A PRESENÇA DE PEIXES NO LOCAL

No sábado, dia 1º, o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito, Emerson Leal, os secretários Ricardo Meirelles (Transporte e Trânsito) e Flávio Micheloni (Obras), e o presidente do SAAE, Eduardo Cotrim, participaram da entrega das obras de contenção das margens dos córregos Tijuco Preto e Monjolinho, nas proximidades do campus 1 da USP.

Os recursos para a execução da obra, cujo custo foi de R$ 443.681,90, são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e fazem parte do financiamento conseguido pela Prefeitura junto ao BNDES para, entre outras importantes obras de infra-estrutura e combate às enchentes, recuperar pontes e travessias, contenção de erosão e preservação das margens dos córregos Tijuco Preto, Monjolinho e Gregório.

Com 72 metros, o canal foi construído em formato de “Y”, ligando as duas pontes existentes sobre o Monjolinho, na avenida Francisco Pereira Lopes. No sentido da avenida Trabalhador São-carlense, o novo trecho canalizado está ligado ao canal já existente no córrego do Tijuco.

O fim deste canal apresentava um trecho de erosão que estava comprometendo sua estrutura. Já no trecho do Monjolinho, a obra de canalização vai reduzir consideravelmente os problemas de alagamento na região do Kartódromo. “Além disso, essas ações que a Prefeitura executa ao longo dos córregos significa o respeito que a atual administração tem com o meio ambiente”, disse o prefeito.

Newton Lima observou que o local recebia esgoto clandestino. O SAAE interveio e construiu interceptores no local, que vão possibilitar o repovoamento no córrego. O presidente da autarquia, Eduardo Cotrim, garantiu que em breve, naquele local, será possível notar a presença de peixes, como tilápias.

O prefeito destacou que outras obras vão ser executadas ao longo do córrego Tijuco Preto, como o destamponamento de duzentos metros lineares na avenida Trabalhador São-carlense, entre as ruas Episcopal e Luiz Vaz de Toledo Piza, num local em que existe uma tubulação de metal. Ali vai ser construído um canal em concreto armado, seguindo o padrão atual existente em frente ao Campus I da USP. No final da entrega, houve o plantio de 80 mudas de árvores ao longo do córrego, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público.

(05/11/08)