» DIRCEU BARBANO É NOMEADO PARA DIRETORIA DA ANVISA PDF Imprimir E-mail
O ex-secretário municipal de Saúde de São Carlos, Dirceu Brás Aparecido Barbano, foi nomeado para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A nomeação havia sido publicada no Diário Oficial da União no dia 13 do mês passado, e a indicação de Barbano para uma das cinco vagas da diretoria colegiada da agência havia sido aprovada pelo Senado no dia 8 de outubro. A posse acontece nesta quinta, dia 13, às 10h, em Brasília.

Farmacêutico formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Dirceu Barbano nasceu em Ibaté, tem 42 anos e exercia a função de diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Barbano foi secretário municipal de Saúde das cidades de Ibaté no período de julho de 2001 a fevereiro de 2004 e de São Carlos de 31 de março de 2006 a 23 de abril de 2007. Em Brasília foi também coordenador do programa Farmácia Popular do Brasil, gestor de hospitais filantrópricos, conselheiro do Conselho Federal de Farmácia e diretor do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo entre 95 e 97, desde abril de 2007 é membro da Câmara Setorial de Medicamentos.

Barbano explica que “a indicação é feita pelo presidente da República em acordo com o ministro da Saúde, um processo longo cujo nomes da diretoria são analisados pelo plenário do Senado, passam por uma sabatina na Comissão de Assuntos Sociais da instituição e, para minha surpresa, os 15 senadores votaram pela aprovação do meu nome por unanimidade”.

A nomeação, segundo ele, levou em consideração o trabalho desenvolvido junto ao Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e a experiência que teve como secretário de Saúde de São Carlos, “por isso quero agradecer todo o apoio que recebi do gabinete da presidência da República e do prefeito Newton Lima, que sempre me incentivou e forneceu infraestrutura e investimentos necessários para o gerenciamento e ampliação do cuidado em saúde da populaçã durante a minha gestão como secretário”.

O mandato de Barbano é de 3 anos e o seu trabalho como diretor será direcionado para a área de produtos médicos, hospitalares e equipamentos para a saúde, kits para diagnósticos laboratoriais, área de sangue, tecidos e órgãos, saneantes utilizados em saúde e a área que a faz a vigilância pós comercialização e pós uso dos produtos e serviços de saúde.

(12/11/08)