» 2ª JORNADA SUS REÚNE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail
Em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Núcleo de Extensão UFSCar-Saúde, em parceria com o Departamento Regional de Saúde de Araraquara, com a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos e o Conselho de Extensão da Universidade, realizou nesta quarta, dia 12, no anfiteatro da Medicina, a II Jornada SUS – Modelo de atenção à saúde em São Carlos: avanços e desafios nos 20 anos do SUS.

Oferecer oportunidade de reflexão sobre a construção do Sistema Único de Saúde, seus avanços e desafios e discutir formas de contribuir com o desenvolvimento desse sistema foi o principal objetivo da II Jornada SUS. Uma mesa-redonda com o tema “20 anos do SUS” abriu o evento. Em seguida a professora do Departamento de Enfermagem da UFSCar, Maria Lúcia T. Machado, proferiu palestra com o tema “A História da Saúde em São Carlos”.

Na seqüência, o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, falou sobre “Modelo de Atenção à Saúde em São Carlos hoje: pacto de gestão”. Encerrando a programação do período da manhã, a professora Roseli Ferreira da Silva, coordenadora do Projeto Pró-Saúde São Carlos, explicou como é desenvolvido o projeto.

Já a professora Rosemarie Andreazza, da Unifesp, foi a mediadora do debate “Refletindo a construção de Parcerias”. Na parte da tarde foram realizados trabalhos em grupo sobre o tema “Construção da parceria ensino-serviço-comunidade: o que temos a ver com isso?”. A Jornada foi encerrada com uma plenária, onde foram debatidos os assuntos discutidos durante todo o evento.

Márcia Ogata, coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar-Saúde (NESAU) e da II Jornada SUS, disse que na primeira edição do evento a discussão foi em torno da construção da Rede-Escola de Cuidados à Saúde e que nessa II Jornada a intenção foi fortalecer essa discussão e avaliar os 20 anos do SUS. “Nós avançamos muito em São Carlos nos últimos anos. Estamos construindo uma história muito importante para a saúde do município. O Hospital-Escola é um exemplo disso, é um marco importante que está inserido dentro de um processo de decisão política do município em parceria com as universidades. É um marco muito importante para a estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde”.

Para Arthur Pereira, secretário municipal de Saúde, São Carlos tem grandes avanços na construção do Sistema Único de Saúde. “A ampliação do Programa de Saúde da Família, a entrada em operação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o 1º Módulo e a construção do 2º Módulo do Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” são alguns exemplos dessa melhoria. Amanhã os usuários do SUS da região do Jardim Cruzeiro do Sul vão receber da Prefeitura uma nova Unidade de Saúde da Família (USF), essa é a 13ª unidade entregue. No início de 2001, São Carlos tinha apenas quatro equipes de Saúde da Família, hoje já são 15 contando com essas duas que vão atuar no Cruzeiro do Sul a partir desta quinta”.

Arthur Pereira ressaltou, ainda, que outro avanço é a participação social na área de saúde em São Carlos. “Aqui cada unidade de saúde tem seu conselho gestor e isso facilita e desburocratiza os serviços. A gestão da Secretaria Municipal de Saúde também foi descentralizada com a criação das administrações regionais”, finaliza o secretário. A Unidade de Saúde da Família do Cruzeiro do Sul será inaugurada pelo prefeito Newton Lima nesta quinta, dia 13, às 10h. A nova unidade está localizada na rua Basílio Dibo defronte à Unidade Básica de Saúde “Dr. Dante Erbolato”.

(12/11/08)