» SÃO CARLOS RECEBE PÓLO REGIONAL DO PROJETO GURI PDF Imprimir E-mail
O Projeto Guri inaugura no próximo dia 20 o Pólo Regional de São Carlos, o terceiro de um total de 13 novos pólos que têm o objetivo de buscar uma maior descentralização administrativa e fortalecer a proposta educacional aplicada regionalmente. O lançamento faz parte das ações de adequação pelas quais estão passando todos os níveis do Projeto Guri, com vistas à melhoria qualitativa da gestão e do atendimento social e pedagógico oferecidos aos alunos.

O Pólo Regional em São Carlos será implantado na Rua Episcopal, 1611, no centro. A Prefeitura é parceira do Projeto, cedendo o imóvel onde funcionará o novo pólo e também o transporte para as crianças que se inscreverem. O atendimento na unidade será feito de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Entre as novidades, o Pólo vai oferecer os cursos de bandolim, bateria e guitarra elétrica. As inscrições para os novos cursos estarão abertas de 21 de novembro a 2 de dezembro e os interessados devem se matricular no próprio local. As aulas regulares serão iniciadas no dia 9 de dezembro, mas já nos dias 3 e 4 do mesmo mês os novos alunos participarão de eventos de integração.

Para o dia da inauguração, 20 de novembro, às 11h30, o Projeto Guri prepara uma visita monitorada ao novo pólo e à tarde, às 15h30, no Cine São Carlos, alunos de escolas públicas e autoridades poderão assistir ao show do grupo musical Seis com Casca.

“Além de promover a inserção social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo de música, os pólos regionais terão como função supervisionar os pólos do Projeto Guri já existentes nas respectivas regiões”, adianta Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri.

Em São Carlos, a unidade funcionará paralelamente ao outro pólo já existente na cidade, que desde 2006 oferece 150 vagas para os cursos de viola, violão, violino, violoncelo, percussão e canto coral, numa parceria com o Centro Universitário UNICEP.

Com a abertura do Pólo Regional, a cidade receberá 318 novas vagas para diversos cursos de música, muitos deles ainda não existentes na região. Ainda neste ano, o pólo dará início aos cursos de bandolim, baixo elétrico, bateria, cavaquinho, canto coral, flauta doce, guitarra elétrica, iniciação musical, percussão, saxofone e trompete. Para 2009, serão abertos cursos de clarinete, flauta transversal, trombone e violão.

Projeto
Criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Hoje, o Projeto é gerido pela Organização Social de Cultura Associação Amigos do Projeto Guri. A entidade conta com diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, sendo seu principal mantenedor o Governo do Estado de São Paulo. Graças a estas importantes parcerias e apoios, o Guri atende cerca de 40 mil crianças e jovens e está presente em 376 pólos. Empresas privadas que queiram colaborar com o Projeto podem usufruir da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Pessoas físicas também podem contribuir com o Projeto. Visite o site www.projetoguri.org.br.

(17/11/08)