IMIGRAÇÃO JAPONESA PDF Imprimir E-mail

Exposição fica no Paço Municipal até 10 de dezembro.

 

ATIVIDADE COMEMORA O CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

O prefeito Newton Lima e a presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, abriram, na noite de segunda, dia 10, a exposição que retrata a presença japonesa em São Carlos, que poderá ser vista no saguão do Paço Municipal até o dia 10 de dezembro.

A atividade faz parte dos diversos eventos em homenagem à imigração japonesa que ocorrem em São Carlos desde o início do ano. Também é fruto dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Pró-Memória com os diferentes grupos de imigrantes que formaram a sociedade local.

"As pesquisas sobre a comunidade japonesa começaram na Fundação em 2005. Ampliamos nesses últimos três anos e, sem dúvida, a exposição visa valorizar ainda mais a cultura japonesa", destacou Ana Lúcia. A mostra conta com 16 painéis com imagens, relatos, textos explicativos e também objetos que caracterizam a comunidade local e a cultura japonesa de forma geral.

Em breve, os resultados dessa pesquisa serão lançados no site da Fundação Pró-Memória de São Carlos, quando o caderno de pesquisa “A Presença Japonesa em São Carlos” estará à disposição para consultas. Na abertura da exposição também foi exibição um documentário que relata aspectos recentes da vida da colônia, especialmente os relacionados ao movimento dekassegui e seu impacto em São Carlos.

Jardim Japonês
Em sua fala, o prefeito Newton Lima relembrou algumas parcerias que perenizam a relação do município com a comunidade japonesa, como a criação do Jardim Japonês, que será construído no córrego do Lazarini, na região do Cardinali. A implantação do jardim é parte do circuito de parques lineares que estão sendo criados na cidade. No local, estão previstas uma praça para eventos, a formação de duas lagoas, um lago com carpas, passeio, museu, casa de chá, entre outros elementos que compõem um típico jardim japonês.

O projeto foi feito gratuitamente pela comunidade japonesa, coordenado pela arquiteta Sandra Kaibara. "Certamente o Jardim Japonês será um presente que marcará essa relação harmoniosa da cidade com a comunidade japonesa", disse Newton, que aproveitou a oportunidade para "agradecer aos japoneses pelos esforços na construção da cidadania são-carlense".

(11/11/08)