» EXPOSIÇÃO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL PERCORRE EMEBS PDF Imprimir E-mail
O História dos Bairros, projeto desenvolvido pela Prefeitura e pela Fundação Pró-Memória, produziu, na edição de 2005, a exposição "Conhecer para Preservar". Participaram três escolas municipais de 5ª a 8ª: EMEBs "Carmine Botta", "Arthur Natalino Deriggi" e "Dalila Galli".

 

O projeto abordou o tema patrimônio em suas diversas manifestações: artístico, histórico, arquitetônico, ambiental e imaterial, além de discutir a metodologia da educação patrimonial. Promoveu ainda ações educacionais voltadas à preservação patrimonial, sobretudo durante a Semana Pró Casa do Pinhal, e levou uma exposição itinerante para as Escolas do Futuro, potencializando as bibliotecas como áreas integradas de lazer e conhecimento das comunidades de cada bairro.

 

Os professores que participaram das oficinas desenvolveram nas escolas algumas atividades, como visitas e entrevistas, para que os alunos selecionassem uma das referências do Bairro, que poderia ser chamada de seu maior patrimônio: uma mina, uma árvore ou um elemento urbanístico. Foi a partir desse trabalho que a exposição foi formatada e organizada pela coordenação do projeto.

 

O projeto começou a ser gestado em 2001/2002 pela Fundação Pró-Memória e tornou-se uma ação de governo da Prefeitura. A partir de 2003, passou a contar com a participação de várias secretarias.

 

Segundo a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, "o projeto nasceu, em 2001, coordenado pela historiadora e presidente da instituição à época, Marly de Almeida Gomes Vianna. Com enfoque em história oral, procurava coletar informações nos bairros, cuja documentação no Arquivo Público e Histórico da Cidade, sob guarda da instituição, era bastante precária. No entanto, foi após a realização da oficina denominada Caçadores de Imagens, em parceria com o Sesc São Carlos, no ano de 2003, que o projeto História dos Bairros foi formatado da maneira como ocorre hoje, com a participação de várias secretarias e instituições, sendo desenvolvido em conjunto com o Departamento de Artes e Cultura, tendo sido premiado no ano de 2004".

 

Em 2003, 20 fotógrafos amadores e profissionais ministraram oficinas de fotografia nos centros comunitários e na Estação Cultura, com a participação de cerca de 100 inscritos. Os participantes das oficinas saíram pelos seus bairros à procura de imagens que revelassem as pessoas, lugares e modos de vida. Ao final, montou-se a exposição "Imagens dos Bairros de São Carlos: Registros Fotográficos", que percorreu diversos bairros depois de ser lançada durante as comemoração dos 146 anos do município.

 

Textos e imagens

O Projeto História dos Bairros/2004 - "Registros Literários e Ilustrações" - teve como objetivo possibilitar o acesso ao mundo das letras, dos desenhos, da reinterpretação e das imagens, através da realização de oficinas de literatura e ilustração. Nesse sentido, os produtos e os resultados mostraram para os são-carlenses "histórias" e realidades de seus bairros escritas e ilustradas por eles mesmos, publicadas no livro "São Carlos contada em histórias". Nessa edição, além das atividades próprias do projeto, ocorreram encontros com autores, feira do livro infantil, exposição de ilustração e exposição dos trabalhos realizados durante as oficinas.

 

Em 2006 e 2007, o projeto História dos Bairros realizou oficinas videográficas para captação e edição de imagens que foram exibidas no final de 2007, quando a cidade comemorou seus 150 anos. Com o tema Imagem/Ação, foi feito um registro dos bairros através da linguagem audiovisual, permitindo que jovens, adultos e idosos possam aprender um pouco do processo de criação e finalização de um produto audiovisual, registrando a história de São Carlos e de seus moradores.


Esse projeto tem contribuído de maneira importante para a construção da cidadania no município de São Carlos, para a recuperação da auto-estima da população e valorização e preservação da memória local.


(20/11/08)