PROJETO GURI PDF Imprimir E-mail

Um acordo de cooperação foi assinado entre a Prefeitura e a Organização Social de Cultura “Associação Amigos do Projeto Guri” para a abertura do novo Pólo Regional do Projeto Guri em São Carlos. A Prefeitura está cedendo o imóvel e também vai fornecer vale-transporte para os alunos. Criado em 1995 pelo governo do Estado, hoje o projeto é gerido pela “Associação Amigos do Projeto Guri". Sua missão é promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. O novo pólo vai oferecer 320 vagas em diversos cursos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até dia 2 de dezembro.

 


PODEM SE INSCREVER CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 17 ANOS

O vice-prefeito Emerson Leal assinou nesta quinta, dia 20, um acordo de cooperação com a Organização Social de Cultura “Associação Amigos do Projeto Guri” para a abertura do novo Pólo Regional do Projeto Guri no município. A Prefeitura está cedendo o imóvel para a instalação do programa e também vai fornecer vale transporte para as crianças inscritas nos cursos.

 

Estiveram presentes a diretora executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, a diretora executiva do projeto, Helen Valadares, a presidente do Conselho da Associação Amigos do Projeto Guri, Ana Maria Wilheim, os secretários municipais de Governo, Marcos Martinelli, de Educação e Cultura, Géria Montanari, de Cidadania e Assistência Social, Fátima Piccin, a diretora de Cultura da Prefeitura, Telma Olivieri, e representantes da Secretaria Estadual de Cultura.

 

O Projeto Guri foi criado em 1995 pelo governo do Estado e hoje é gerido pela Organização Social de Cultura “Associação Amigos do Projeto Guri”, tendo como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Segundo Emerson Leal, a Prefeitura fez questão de ser parceira pela seriedade do projeto e pelo alcance social. “É um projeto de inclusão sociocultural, portanto vem ao encontro da política de desenvolvimento social já realizada pela nossa administração. Outro aspecto interessante é que as crianças e adolescentes não necessitam ter o instrumento para participar dos cursos, o projeto já disponibiliza todo o material necessário”, enfatizou o vice-prefeito.

 

“O Pólo Regional contará com uma equipe de especialistas em coral e instrumentos, gestores e supervisores de desenvolvimento social, o que garantirá um acompanhamento mais detalhado das atividades realizadas nos 326 pólos abertos do projeto”, explicou Alessandra Costa.

 

Seis com Casca

Ainda dentro da programação de inauguração do Pólo Regional do Projeto Guri, mais de 400 alunos das escolas públicas puderam assistir ao show do grupo musical “Seis com Casca”. O grupo apresentou música erudita de maneira popular e música popular de maneira erudita. No repertório, composições próprias e também de Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Nino Rota e Prokofiev, entre outros.

 

O Seis com Casca surgiu na Universidade de São Paulo (USP), inspirado no quinteto que Astor Piazzolla criou no final de sua vida. Os então alunos do Departamento de Música se juntaram para tocar uma das composições do mestre argentino. Os integrantes do grupo Seis com Casca têm carreiras nos mais variados ramos da música. Em seus trabalhos individuais, já participaram de grandes orquestras como a Osesp, Osusp e Orquestra Municipal de São Paulo, de mostras e festivais como a XVII Bienal de Música Contemporânea e o Festival Música Nova, de espetáculos teatrais como “Honra” (estrelado por Regina Duarte e Marcos Caruso), de show de artistas como Elba Ramalho, Moraes Moreira, Arrigo Barnabé e Fernanda Porto, entre outros.

 

Aprenda a tocar um instrumento

Com a abertura do novo Pólo, 320 vagas serão oferecidas para cursos, como iniciação musical, bandolim, baixo elétrico, bateria, cavaquinho, canto coral, flauta doce, guitarra elétrica, percussão, saxofone e trompete. No próximo ano, também serão abertas vagas para os cursos de clarinete, flauta transversal, trombone e violão. A nova unidade funcionará paralelamente ao outro pólo já existente na cidade que oferece 150 vagas e funciona junto ao Centro Universitário Unicep.

 

Podem participar dos cursos crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 17 anos de idade. Todos os alunos terão três aulas semanais de instrumentos com duração de 1 hora e quinze minutos cada. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 2 de dezembro na sede do Pólo, localizada na rua Episcopal, 1.611, no centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No ato da matrícula é necessário apresentar o documento de identidade (RG ou certidão de nascimento do aluno), comprovante de endereço, comprovante de matrícula da escola e estar acompanhado dos pais ou responsáveis. As aulas começam já no dia 9 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.projetoguri.org.br

 

(20/11/08)