SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Hospital-Escola atendeu 27% dos encaminhamentos do SAMU.


 

 

SANTA CASA RECEBEU 31,24% E UPA-AVENIDA 19,9% DAS REMOÇÕES

 

De janeiro a outubro deste ano, o Hospital Escola Municipal “Prof. Dr. Horário Carlos Panepucci” atendeu quase um terço dos encaminhamentos do SAMU. Do total de remoções, 27,07% foram para o Hospital Escola, 31,24% para a Santa Casa e 19,9% para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da avenida São Carlos.

 

Os demais pacientes foram levados para outras Unidades de Saúde, como UPA-Aracy, 8,17%, Maternidade, 4,75%, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 1,08%, e Centro Municipal de Especialidades (CEME), 0,66%. O restante está registrado como recusa do atendimento após a chamada (2%), evasão (1,33%), cancelamento da chamada (2,17%) e outros (0,97%).

 

Dos 18.301 encaminhamentos do SAMU em dez meses, apenas 0,66%, ou 121 pacientes, foram a óbito. Embora esses números retratem o histórico do SAMU, mostram também a importância do funcionamento do primeiro módulo do Hospital-Escola, cujo principal serviço oferecido à população é o atendimento de urgência e emergência.

 

Antes de ser inaugurado, em novembro de 2007, as remoções do SAMU eram destinadas, principalmente, à Santa Casa e à UPA Avenida. A participação do Hospital Escola nos atendimentos de urgência e emergência da cidade chega a impressionar por fazer apenas um ano que está em funcionamento.

 

“Nosso objetivo com o primeiro módulo foi alcançado, pois já conseguimos aliviar o atendimento nas demais unidades”, observou o prefeito Newton Lima ao analisar os números. “Com o segundo módulo, a meta é darmos um passo a mais, isto é, vamos aumentar a capacidade de atendimento da rede, mas também aumentaremos ainda mais a qualidade do serviço”, salientou.

 

Outros serviços

O Hospital-Escola também oferece outros serviços que aliviam a Rede de Cuidado à Saúde do Município, como o Centro de Diagnóstico por Imagem, com seis equipamentos de alta tecnologia, e o Pronto Socorro Infantil que atende, desde agosto, 24 horas por dia com pediatras de plantão. Por integrar a Rede de Cuidados à Saúde – composta pelas Unidades Básicas e de Família, CEME, UPAs, Santa Casa, USE-UFSCar –, a recomendação às pessoas é que procurem, antes do Hospital Escola, as demais unidades ou o SAMU, que irão encaminhar os pacientes para os locais adequados de atendimento.

 

(03/12/08)