PRÊMIO TELECENTROS PDF Imprimir E-mail

 

Em cerimônia realizada em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o prefeito Newton Lima recebeu o “Prêmio Telecentros de Informação e Negócios”, concedido pelo trabalho realizado no Telecentro do Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC). O julgamento foi realizado por uma comissão formada por diversos órgãos. Atualmente, São Carlos possui 26 postos de inclusão digital, sendo 5 Telecentros. Todas essas unidades fazem parte do Programa de Inclusão Digital (PID) da Prefeitura, coordenado pela FESC, que oferece à população a formação básica em informática.

 

MAIS DE 12 MIL SÃO-CARLENSES JÁ CONCLUÍRAM UM DOS CURSOS DO PID

 

O prefeito Newton Lima recebeu na terça, dia 2, em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o “Prêmio Telecentros de Informação e Negócios”, pelo trabalho realizado no Telecentro do Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, primeira unidade instalada no município em 2004.

 

O primeira edição do prêmio concedeu três distinções para as unidades que melhor se destacaram em projetos de capacitação e gerenciamento na Rede Telecentros – TINs do país. São elas: Fundação Educacional São Carlos – Prefeitura de São Carlos (SP), Amperon – Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia / Simpi (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de Rondônia) – Porto Velho (RO) e Comunidade de Mãos Dadas – Ibotirama (BA).

 

O julgamento foi realizado por uma comissão que contou com a participação de diversos órgãos, entre eles a Confederação Nacional das Entidades de Microempresas e Pequenas Empresas do Comércio e Serviços, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia – Femicro (BA), Comissão de Valores Mobiliários, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT e Associação de Telecentros de Informação e Negócios – ATN.

 

Os certificados e troféus foram entregues pelo secretário de Tecnologia Industrial do MDIC, Francelino Grando (ex-secretário de Ciência e Tecnologia de São Carlos), juntamente com o senador Valdir Raupp (PMDB/RO) e o diretor-superintendente do Sebrae/Rondônia, Pedro Teixeira.

Hoje, São Carlos possui 26 postos de inclusão digital instalados, sendo 5 Telecentros, e todas essas unidades fazem parte do Programa de Inclusão Digital da Prefeitura, coordenado pela FESC, que oferece à população a formação básica em informática, permitindo assim a aquisição de conhecimentos e habilidades específicas para o uso do computador e da internet, aliando conteúdos e habilidades básicas para o exercício da cidadania.

O PID já atendeu mais 12 mil são-carlenses que concluíram um dos cursos oferecidos. O primeiro telecentro foi implantado em 2004 no Campus 1 da FESC, depois vieram os telecentros de Água Vermelha, da Estação Cultura, do Tiro de Guerra e do Santa Felícia.

 

Para o prefeito Newton Lima é muito importante ressaltar o trabalho desenvolvido pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na popularização do uso do computador. “E esse prêmio é mais uma iniciativa do governo do presidente Lula para incentivar, ainda mais, os estados e municípios na implantação e ampliação de programas nessa área. Hoje temos 2.244 unidades habilitadas em todo país, sendo que 5 estão em São Carlos, então receber essa premiação é uma vitória muito grande para a nossa cidade”.

 

(03/12/08)