» PREFEITO CUMPRIMENTA SÃO-CARLENSE QUE SE DESTACOU NA FORMATURA DA AMAN PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima participou, no último sábado (29), da formatura dos 415 cadetes da turma Capitão-Mor Pedro Teixeira, que aconteceu na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ). Dentre os cadetes, o são-carlense Lucas Sanchez Assumpção se destacou como o melhor da turma e recebeu a espada de oficial das mãos do vice-presidente da República, José Alencar. “É com muito orgulho e alegria que a cidade de São Carlos, por meio do seu filho Lucas, recebe essa homenagem pelo seu esforço e dedicação, que certamente se reverterá em defesa da nação”, disse o prefeito.

 

Além do prefeito e do vice-presidente do Brasil, participaram da solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, Juniti Saito.

 

Dentre os cadetes que se tornaram oficiais, oito representantes de nações amigas, como Venezuela, Peru, Cabo Verde, Angola e Bolívia. Após a solenidade, José Alencar falou aos jornalistas. Para ele, a formatura dos novos oficiais significa o fortalecimento das instituições nacionais. “Esta formatura é importante porque significa a renovação das hostes nacionais. Também vem desempenhando um papel humanitário de grande valia, como na ajuda às vítimas das enchentes em Santa Catarina”, disse o vice-presidente que logo depois de encerrar a cerimônia passou mal, foi atendido pelo serviço médico da Aman e em seguida levado às pressas para São Paulo.

 

Dos novos oficiais, 67 estão seguindo para compor o Comando Militar da Amazônia; 66 integrarão o Comando Militar do Leste; 41, o Comando Militar do Nordeste; 29, o Comando Militar do Planalto; 28, o Comando Militar do Oeste; 143, o Comando Militar do Sudeste e 34, o Comando Militar do Norte. O curso de Infantaria formou 133 oficiais, Cavalaria 57, Artilharia 61, Engenharia 37, Intendência 58, Comunicações 28 e Material Bélico, 33.

 

Primeiro colocado geral, o formando Lucas Sanchez Assumpção, do curso de Intendência recebeu a espada das mãos de José Alencar. Para ele, a formatura foi o resultado de anos de dedicação ao estudo. “A Aman não só me formou para a carreira militar, mas também me formou como homem. Tenho a plena certeza de que saio com conhecimento profissional e humano elevado. Sentirei muita falta daqui”, disse Assumpção, que vai para Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

O comandante da Aman, general-de-brigada Gérson Menandro Garcia de Freitas, exaltou o compromisso dos novos oficiais. “Esses novos oficiais terão a missão de manter aceso o compromisso de bem servir ao país e cumprir com suas atribuições nos mais longínquos pontos do país. Eles estão preparados para as adversidades que encontrarão no curso de suas carreiras e continuarão honrando o nome do Exército”, concluiu o comandante.

 

Condecorações - O aspirante oficial Assumpção foi condecorado com várias medalhas: Medalha Caxias (Aman-Brasil); Medalha Marechal Hermes – Aplicação e estudos (Brasil), Medalha Conde de Linhares – Ministro da Guerra (Brasil), Medalha Don Afonso Henriques (Portugal), Medalha Honorífica ao Mérito do Paraguai, Medalha Estrela do Equador (Estrela Militar), Medalha “Francisco José de Caldas” (Colômbia), Medalha Prócer de la Liberdad (Caballero) da Bolívia, Medalha “Bernardo O` Higgins” (Chile), Medalha do Mérito a la Confraternidad Militar (Argentina), Medalha “Ordem do Mérito do Exército” (Venezuela). Recebeu também a réplica dos espadins da Academia Militar de Modena – Itália, Espada – Exército Espanhol e Réplica do Espadim da Escola Militar – Uruguai. Outros países como Canadá, EUA, Angola, Chile, Peru e Indonésia premiaram Assumpção com placas alusivas ao referido destaque.

 

(04/12/08)