» LANÇADO LIVRO QUE CONTA HISTÓRIA DE SÃO CARLOS EM SEU SESQUICENTENÁRIO PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Pró-Memória de São Carlos, juntamente com a Associação São Carlos Presente e Futuro, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Edufscar (Editora da Universidade Federal de São Carlos) lançaram na noite de segunda-feira (8), no Paço Municipal, os livros “Café, Indústria e Conhecimento São Carlos, uma história de 150 anos”, de Oswaldo Mário Serra Truzzi, Paulo Reali Nunes e Ricardo Tikian, e “Contos Premiados, São Carlos 150 anos”, escrito por 17 autores que participaram do concurso de contos relacionados a São Carlos, em 2007, ano do sesquicentenário do município.

 

Paulo Reali Nunes, um dos autores do livro “Café, Indústria e Conhecimento São Carlos, uma história de 150 anos”, explica que em sua definição o livro é uma crônica da história de São Carlos. “Esse não é um livro acadêmico, é uma leitura mais leve. A proposta foi fazer uma síntese, para que as pessoas que vierem a ler o livro conheçam a história de São Carlos. E mesmo que não leiam, só as fotografias já faz com que tenham uma idéia, porque o projeto gráfico feito pelo Ricardo Tukian é maravilhoso.”

 

O autor conta ainda que o livro foi uma idéia do prefeito Newton Lima, que passou por algumas modificações: “Era para ser um livro totalmente comemorativo de fotografias, mas faltava alguém para escrever o texto, então eu e o Oswaldo Truzzi nos dispusemos a escrever”.

 

Oswaldo Truzzi, o outro autor, diz que por ser um livro comemorativo aos 150 anos foi feita uma espécie de síntese da nossa história. “Foi um grande desafio fazer um livro equilibrado, com uma linguagem agradável, ricamente ilustrado e que pudesse apresentar São Carlos à altura do que a cidade realmente é. É um livro com uma linguagem mais acessível e por isso abrange um público mais amplo. O fato de ter muitas fotografias, um trabalho primoroso de diagramação, de projeto gráfico, constitui um atrativo a mais”.

 

De acordo com o prefeito Newton Lima, a noite de segunda-feira foi cheia de significados. “Foi para nós um presente muito grande no sesquicentenário a colaboração que a Imprensa Oficial nos deu com o lançamento desses livros e que se consagra nessa noite, e aos escritores Paulo Nunes e Oswaldo Truzzi um agradecimento especial pela excelência do trabalho desenvolvido. É um livro espetacular que certamente todos vamos nos emocionar”, finaliza o prefeito.

 

Os interessados em adquirir o livro “Café, Indústria e Conhecimento São Carlos, uma história de 150 anos”, podem procurar na livraria da Edufscar ou pelo site da Universidade Federal de São Carlos www.ufscar.br.

 

(09/12/08)