MOVA/EJA PDF Imprimir E-mail

400 alunos receberam certificados de conclusão.

 

FORMANDOS DO MOVA/EJA SÃO CARLOS RECEBEM SEUS CERTIFICADOS

 

O vice-prefeito Emerson Leal, representando o prefeito Newton Lima, participou na noite dessa terça-feira, dia 9, no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB), da solenidade de formatura dos 400 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA)/Brasil Alfabetizado.

 

Participaram da mesa de autoridades o diretor do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura, Ramez Atique, que representou a secretária municipal de educação e Cultura, Géria Montanari, o representante do deputado Lobbe Neto, José Francisco Pires, a representante dos educadores do MOVA, professora Cristiana Maria Chiari, e o representante dos professores da EJA, Sidnei Pereira.

 

Antes da entrega dos certificados aos formandos o vice-prefeito Emerson Leal entregou um certificado da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente à aluna da EMEB “Carmine Botta” Fernanda Cristina Palombo, que foi eleita para representar o Estado de São Paulo na III Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.

 

Durante o evento aconteceram duas apresentações: uma dos alunos do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) com a música “Sorrir”, de Carola, que marcou o encerramento do Projeto “Música como forma de aprendizagem dos jovens”, e a do Grupo de Dança do Centro de Referência do Idoso “Vera Lucia Pila”, com a dança “Sambando a vida”.

 

Simbolicamente Emerson Leal entregou certificados aos alunos Carmine Spósito, Therezinha Malimpensa de Oliveira, José Laurindo dos Santos e Joelma Maria Leoncio, formandos da EJA e do MOVA.

 

O mestre de cerimônia convidado especialmente para apresentar o evento, o radialista Carlinhos Lima, também entregou simbolicamente certificados aos alunos Edmilson Longuinho, Ana Maria Anacleto, Mario Gentini e Iranides Moreira de Oliveira.

 

“Ao longo desses anos no meu programa na Rádio Clube eu tenho falado muito sobre esse programa da alfabetização de jovens e adultos. Se nesse tempo todo apenas uma pessoa tenha aprendido ler e escrever eu acho que já valeu a pena”, disse Lima, destacando que o ensino tira as pessoas da “escuridão”.

 

Ramez Atique agradeceu o empenho dos educadores e professores que trabalharam na educação de jovens e adultos. “A administração do prefeito Newton Lima tinha como meta baixar o índice de analfabetismo no município e isso tem acontecido, tanto que mais de 12 mil alunos já passaram por nossos programas”, festejou Atique, que ressaltou que esse trabalho de alfabetização vai continuar.

 

Emerson Leal falou da sua felicidade e do prefeito Newton Lima, que em parceria com o Governo Federal, possibilita esse programa de alfabetização de jovens e adultos. O vice-prefeito destacou ainda os investimentos em educação feitos pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem ampliado programas em todos os níveis do ensino com a criação do Fundeb.

 

“Para que vocês tenham uma idéia, só para os programas de alfabetização de jovens e adultos o município investe R$ 110 mil por ano, enquanto o governo federal repassa R$ 1,4 milhão/ano”, explicou Emerson.

 

(10/12/08)