CERIMÔNIA DE POSSE PDF Imprimir E-mail


BARBA TOMA POSSE NO TEATRO E RECEBE CARGO NO PAÇO MUNICIPAL

O prefeito Oswaldo Barba tomou posse no dia 1º em cerimônia realizada pela Câmara Municipal. A sessão, que aconteceu no Teatro Municipal, foi presidida pelo vereador Normando Lima, vereador mais votado, e deu posse também aos 13 vereadores eleitos em 5 de outubro. Após a posse, o prefeito Oswaldo Barba seguiu para o Paço Municipal onde participou da cerimônia de transmissão de cargo.

Barba iniciou seu discurso de posse fazendo uma série de agradecimentos à população, à Justiça Eleitoral, à sua família e ao agora ex-prefeito, Newton Lima. Ele fez questão de relembrar sua história junto à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma vez que foi aluno da primeira turma em 1970.

O prefeito parabenizou os vereadores eleitos e enfatizou a importância de assumir a Prefeitura de São Carlos. “Nossa administração terá o desafio de implantar projetos estruturantes fazendo com que a nossa cidade seja cada vez mais moderna e humana”, registrou.

De acordo com o prefeito os principais eixos de sua administração serão desenvolvimento sustentável, ampliação do atendimento e humanização na Saúde, ampliação do ensino profissionalizante e infantil e geração de emprego e renda.

Barba também fez referência à crise econômica mundial, disse que irá adotar medidas para tentar minimizar os impactos em São Carlos. Segundo ele, é necessário ter cautela e reordenar o Orçamento. No entanto, ele mostrou otimismo. “Até o momento todos os investimentos privados estão mantidos, como a Symetrix [investimentos de U$ 1 bilhão] e a Cidade da Bioenergia”, destacou.

O prefeito disse que suceder o prefeito Newton Lima é uma responsabilidade ainda maior. “Sem dúvida foi um dos melhores prefeitos que já tivemos em São Carlos”, enfatizou. Finalizou seu discurso pedindo sabedoria para administrar para todos os são-carlenses, “mas em especial àqueles que mais necessitam do poder Público”.

Transmissão

Durante a transmissão de cargo a emoção tomou conta dos presentes. O então prefeito Newton Lima fez um discurso emocionado e sensibilizou a todos. Barba também fez uma homenagem ao Newton, entregando uma placa. Barba assinou o livro de posse. Na seqüência Barba deu posse aos secretários municipais.

O primeiro ato como prefeito de São Carlos foi plantar uma araucária defronte ao Paço Municipal. O objetivo do plantio no primeiro dia como prefeito é uma forma de demonstrar a importância com o meio-ambiente, aumentando as áreas verdes do município e preservando o que já existe.

PREFEITO NEWTON LIMA
DISCURSO DE ENCERRAMENTO DA GESTÃO 2001-2008

Autoridades, Senhoras e Senhores

Começo por cumprimentar efusivamente este grande homem público e Prefeito empossado de São Carlos, Oswaldo Baptista Duarte Filho, meu querido amigo Oswaldo Barba. Prefeito, que Deus o abençoe e que Vossa Excelência possa cuidar do povo da nossa terra com o carinho que ele merece. Pela sua trajetória de seriedade, competência e determinação já demonstradas na administração pública, tenho certeza que Vossa Excelência superará as atuais dificuldades provocadas pela crise do capital financeiro especulativo americano e dar um salto ainda maior na qualidade de vida da nossa cidade.
Mesmo correndo o risco de ultrapassar os limites da imodéstia é forçoso constatar o extraordinário progresso material e imaterial experimentado pelo nosso município nos últimos oito anos.
Tentado, neste último discurso como Prefeito, a estabelecer comparações e elencar realizações, abdicarei desta tarefa para não me tornar enfadonho e porque a evolução dos indicadores econômicos e sociais são de domínio público e periodicamente publicados no Portal da Transparência criado em nosso governo.
Quero me permitir, no entanto, expressar algumas convicções.
Em primeiro lugar dedico-me a relembrar-lhes que sem condições financeiras e orçamentárias adequadas e equilibradas não se vai a lugar algum. Substituir processos suspeitos, obscuros e dispendiosos de compras por procedimentos transparentes, econômicos e austeros; serviços públicos precários pela oferta qualificada dos mesmos; converter o tratamento arrochante e indigno aos servidores em relação respeitosa e com melhores condições de trabalho e salário; transformar o balanço contábil deficitário de 2000 em superavitário neste 2008, e enfim, migrar da falência pública ao equilíbrio fiscal e do endividamento irresponsável e paralisante à retomada vultosa dos investimentos, são feitos que marcados pela seriedade, ética e moralidade obrigam nossa história, desculpem-me pela presunção, a reconhecer.
A segunda delas é do ponto de vista da construção e reconstrução física da cidade. Ao empreendermos um inigualável conjunto de obras sob novo ordenamento legal diretor para as áreas urbanas e rurais; promovermos a recuperação e a preservação do nosso meio ambiente; a transformação dos grotões sub-humanos em bairros decentes; e a revitalização dos nossos próprios tão queridos como praças e parques públicos, espaços esportivos, cinema e teatro; regeneramos a beleza natural de São Carlos e fizemos ressuscitar seu invejável patrimônio arquitetônico e cultural. E, ganhando este novo Paço Municipal, ainda perenizamos o Palacete Conde do Pinhal como sede da Secretaria da Educação, expressão da vocação maior da Atenas Paulista. Com tudo isso, retomamos nossa autoestima e pudemos celebrar nosso sesquicentenário com orgulho renovado de ser são-carlense.
A terceira dimensão deste meu pronunciamento diz respeito à razão maior do nosso ideário: a transformação social. Para aqueles que, como nós, indignam-se contra a injustiça e os preconceitos, trabalhar para alterar essa realidade no nosso pequeno cosmo foi mais do que uma tarefa: constituiu-se em obstinação. É evidente que ficamos longe, muito longe de nos aproximarmos de nossas utopias socialistas, mas estamos convencidos que pudemos garantir direitos e criar oportunidades à nossas crianças e jovens - nossa prioridade maior - e melhorar a vida das pessoas em geral - particularmente dos despossuídos - tornando São Carlos uma cidade menos desigual, mais humana e muito mais solidária.
Permitam-me, aqui, introduzir, como educador, um único dado quantitativo. Como sabemos não há presente nem futuro para a emancipação das pessoas nem tampouco a consolidação de qualquer Nação como soberana sem pesados investimentos em educação. E reside neste ponto nossa maior alegria porque ao destinarmos cerca de um terço do orçamento para as diversas modalidades e ações voltadas à qualificação e capacitação das pessoas, nosso governo se constituiu no maior investidor de recursos para a educação de toda a história da Capital da Tecnologia.
Transformar São Carlos de um município financeiramente arruinado, administrativamente degradado e socialmente desamparado no que é hoje não foi uma tarefa, creiam todos, nada fácil.
E certamente essa conquista não foi e nem poderia ser tarefa de um homem só. Por isso é irrenunciável agradecer àqueles que contribuíram para que tal acontecesse, mesmo correndo risco de cometer injustiças.
Como cristão, inicio agradecendo a Deus pelas bênçãos derramadas sobre nosso governo e nossa cidade, sempre nos orientando sobre o caminho a ser seguido.
Como democrata, quero agradecer aos meios de comunicação e ao poder legislativo pela fiscalização permanente e pelo papel protagonista co-responsável pelos êxitos alcançados. Acrescento minhas reverências a todos os membros dos diversos Conselhos criados pelo nosso governo, em especial o do Orçamento Participativo, que exercendo cidadania política em sua plenitude, nos ajudaram cotidianamente a governar.
Como político, peço permissão para cumprimentar e agradecer a confiança depositada em mim pelo povo de São Carlos e pelos partidos que construíram nossas coligações transformadoras. Particularmente ao meu partido, o querido Partido dos Trabalhadores, que com sua aguerrida militância nunca nos negou apoio político, sempre foi implacável vigilante no cumprimento do nosso programa de governo e responsável maior por nossas vitórias eleitorais.
Como brasileiro, quero fazer justiça ao papel desempenhado pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República nesses últimos seis anos. Saibamos, todos os são-carlenses, que, das grandes obras aos eficientes programas sociais implantados em nossa cidade, muito pouco teria sido feito pela prefeitura não fosse a sensibilidade, competência e espírito republicano do governo central comandado por aquele que, para orgulho de todos nós brasileiros, é hoje internacionalmente considerado com um dos maiores estadistas do mundo. Obrigado, Presidente Lula, por tudo que o governo de Vossa Excelência fez e faz por São Carlos. Faço ecoar aqui e agora a afirmação dos prefeitos brasileiros dos diferentes partidos presentes à XI Marcha realizada em abril em Brasília: Vossa Excelência é o presidente mais municipalista da história do Brasil.
Saudando com gratidão, carinho e respeito meus dois Vice-Prefeitos, Rose Mendes e Emerson Leal, quero, como gestor, compartilhar meus erros e acertos com todos, companheiras e companheiros que comigo sonharam e trabalharam nestes oito anos. Desculpem-me, desde já, pelos excessos cometidos. A tarefa de exercer o trabalho duro sem perder a ternura é uma orientação guevariana muito difícil de se cumprir. E por isso Chê a eternizou. Juro que tentei mas sei que falhei em muitas oportunidades e por isso peço a compreensão de vocês. Considero-os a todos como amigos, pessoas vitoriosas e co-responsáveis pelo reconhecimento que temos recebido. Vocês foram bravos companheiros nesta histórica jornada de construção do desenvolvimento com cidadania em nossa cidade. Permitam-me homenagear a todos vocês nas pessoas de dois amigos de longa data, João Pedrazzani e Nilsônia Marmo por tudo que representaram, representam e representarão na minha vida pública e pessoal como também aos meus colaboradores diretos Zé Luiz, Eduardo Ponchio, Fapu e Tânia Lazarini, meus verdadeiros anjos-da-guarda.
Encerro agradecendo comovido à minha família. Sem os conselhos de mamãe Marizete lá de cima, a torcida do papai Alcindo e das minhas irmãs cá em baixo, as justas e afetuosas reivindicações feitas pelos meus filhos quanto a uma maior presença do pai, e principalmente sem o amor e apoio da minha esposa Ana, eu não teria forças para suportar as vicissitudes nem me dedicar ao máximo ao trabalho de contribuir para melhorar a vida dos nossos concidadãos. A vocês Ana, Eduardo, Renata, Flávia, Fábio e Bruna meu tributo maior. Vocês foram gigantes nas campanhas eleitorais e as lágrimas de emoção que choramos juntos funcionaram em mim como fortificante elixir. Amo vocês de paixão.
A música “A força da renovação” que acompanhou nossa memorável campanha de 2000, contém um verso carregado de significado que diz assim:
“Um novo tempo agora vai nascer
Vai brilhar a estrela do PT
Me dê a mão São Carlos vamos lá
Nossa cidade vai melhorar.”
Que, dê mãos dadas, sob as bênçãos de Deus e sob a liderança do Prefeito Oswaldo Barba, continuemos fazendo a estrela de São Carlos brilhar.
Muito obrigado de coração e feliz ano novo.

(02/01/09)