MUTIRÃO CIDADE LIMPA PDF Imprimir E-mail


 

MUTIRÃO CIDADE LIMPA JÁ RECOLHEU 7 TONELADAS DE LIXO

 

Em pouco mais de 30 dias de realização da 7ª edição do Mutirão Cidade Limpa coordenado pela Prefeitura de São Carlos, os 40 agentes de combate a endemias já retiraram das ruas, terrenos e imóveis da cidade 7 toneladas de material que poderia se transformar em criadouros do mosquito da dengue ou proliferar a criação de animais peçonhentos.

 

Realizado desde 2002, o mutirão conta com a participação de todas as secretarias, fundações e autarquias municipais. Uma ação preventiva da Prefeitura com o objetivo de identificar e remover das residências e terrenos da cidade objetos e utensílios que possam servir de criadouros do mosquito aedes aegypti.

 

Previsto para percorrer todos os bairros da cidade até março deste ano o mutirão, além de evitar a instalação de focos transmissores da dengue, busca também promover a limpeza pública e a manutenção urbana nos bairros da cidade com ações articuladas de diversas secretarias municipais, promovendo, por exemplo, corte de mato, sinalização de trânsito, tapa-buraco, limpeza de córregos e áreas públicas, notificação aos proprietários de imóveis particulares para limpeza de terrenos, além da distribuição de folheto educativo contendo informações sobre como combater e evitar a formação de criadouros do mosquito da dengue.

 

Nesta edição, que teve início no bairro da Vila Saõ José em dezembro do ano passado, os agentes já visitaram 2.300 imóveis para a retirada de recipientes que possam servir de criadouros do mosquito. A ação preventiva é realizada no período de verão (calor intenso) e o período das chuvas (janeiro a março), que colaboram para a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos. A incidência de mato alto, buracos no pavimento asfáltico e alagamentos também é maior nesta época do ano, causando transtornos às famílias e grandes problemas de saúde pública.

O secretário de Saúde, Arthur Pereira, lembra que por determinação do prefeito Oswaldo Barba a realização do mutirão, que em sua última edição visitou 56 mil imóveis e retirou 229 toneladas de material, tem evitado que São Carlos tenha índice elevado de dengue. O número de casos registrados em 2008 (10 autóctones e 18 importados) mostra que o trabalho de prevenção foi positivo, já que outros municípios do mesmo porte de São Carlos registraram epidemia de dengue no mesmo período. “A intensificação do trabalho preventivo, o monitoramento permanente e a participação da população são fatores decisivos para a manutenção dos baixos índices de dengue em nossa cidade”, frisa Pereira.

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da divisão de Vigilância Epidemiológica (VIGEP), pede a colaboração dos moradores ao receber orientação dos agentes de combate à dengue que estarão visitando as residências e distribuindo material educativo sobre como combater a doença. As pessoas que tiverem utensílios de grande porte como móveis velhos, sofá e pedaços de madeira podem deixá-los na frente de sua residência quando identificarem a visita das equipes, facilitando a coleta.

 

É importante lembrar que todo caso suspeito de dengue deve ser comunicado à VIGEP. “É a partir do caso suspeito que são desencadeadas as ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho do suspeito, impedindo que se instale um foco de transmissão da doença no município”, orienta Edél Zoia, coordenadora da VIGEP.

 

Ainda segundo a VIGEP é preciso também que a população esteja atenta aos sinais e sintomas da dengue, que são febre alta, dor e vermelhidão pelo corpo. Na presença desses sintomas é importante procurar orientação médica imediatamente.

 

Os moradores que tiverem alguma dúvida podem entrar em contato com a VIGEP pelo telefone 3307-7405.

 

(09/01/09)