SANEAMENTO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail


 

BARBA VISTORIA OBRAS COMPLEMENTARES À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

 

O prefeito Oswaldo Barba visitou duas obras de construção de coletores de esgoto, uma na região do bairro Santa Marta, que passa pelo Bosque Cambuí, e outra no Santa Angelina, às margens do córrego Mineirinho. As obras são essenciais para a coleta do esgoto que será levado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), já em funcionamento.

 

No Santa Marta o SAAE está construindo um interceptor ao lado do córrego Santa Maria do Leme, por dentro do Bosque Cambuí. A obra irá eliminar duas estações elevatórias que atualmente bombeiam o esgoto gerado nos condomínios Village, Damha I e II. Já no Santa Angelina a construção de travessias aéreas eliminará as estações elevatórias da região, além de substituir encanamentos antigos que apresentam diversos vazamentos.

 

O diretor-presidente do SAAE, Eduardo Cotrin, o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini, além dos secretários Rosoé Donatto (Planejamento) e Leandro Severo (Comunicação), acompanharam o prefeito na visita.

 

As obras estão orçadas em mais de R$ 240 mil e a conclusão está prevista para meados de fevereiro. O interceptor que está sendo construído por dentro do Borque Cambuí precisou de autorização do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para ser realizado.

 

 

Tanto o Comdema, como a Associação de Moradores do Parque Santa Marta, propuseram a mudança do trajeto do coletor para evitar estragos na mata do bosque. No entanto, técnicos do SAAE, em reunião no Condema, explicaram a impossibilidade da alteração.

 

Diante da situação, o Condema classificou como negativo o corte de árvores para a construção do coletor, porém ressaltou que a obra trará um impacto ambiental positivo. Serão cortadas 47 árvores e o SAAE terá que repor esse número em vinte vezes, isto é, plantará 940 árvores na microbacia do córrego Cambuí.

 

“O desenvolvimento sustentável exige este tipo de medida”, comentou o prefeito Oswaldo Barba. Segundo ele, é preciso construir os coletores e respeitar o meio ambiente. “É importante o trabalho do Condema, da Associação de Moradores e dos demais órgãos ligados ao meio ambiente”, salientou.

 

“No entanto, precisamos avaliar o benefício que essas obras trarão para o meio ambiente, pois ao desativar as estações elevatórias iremos economizar energia, além de adequarmos a coleta do esgoto até a ETE”, explicou.

 

No Santa Angelina, o prefeito Oswaldo Barba verificou de perto as obras de construção da travessia do coletor, que passarão por cima do córrego Mineirinho, ligando os dois lados do bairro. Barba solicitou do SAAE a construção de uma passarela para os pedestres, que atualmente se arriscam ao atravessar o córrego.

 

(13/01/09)