» CLUBE DE SÃO CARLOS FAZ CARNAVAL ECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail
Os foliões de São Carlos terão a oportunidade de aproveitar o Carnaval e contribuir com a preservação do Meio Ambiente. O São Carlos Country Club prepara uma série de ações como reciclagem de lixo, utilização de material reciclado, e troca do gás carbônico emitido durante a festa por plantio de árvores.

A organização da festa quer combinar a sustentabilidade e conscientização ambiental com a alegria carnavalesca. Os convites e todo o material de divulgação do carnaval do clube são produzidos em papel reciclado. “Pensamos numa temática não apenas para a decoração, mas para gerar ações posteriores”, explica Daniel Moreira, produtor de eventos do clube.

A decoração vai contar com materiais tradicionais e recicláveis. O clube vai calcular ainda o gás carbônico emitido durante as quatro noites de folia e duas matinês, para “trocá-lo” pelo plantio de árvore. Nos cálculos, serão considerados, por exemplo, o gasto com o gerador de energia, a locomoção da banda e dos foliões, entre outros itens. A Prefeitura de São Carlos vai doar as mudas do viveiro municipal, que serão plantadas numa área de manancial do próprio clube, considerada de preservação de mata ciliar.

Os resíduos gerados durante a festa serão processados e levados à reciclagem pela Cooperativa Ecoativa, de São Carlos. “Nosso objetivo é gerar retorno para o município com o Carnaval”, ressalta Moreira. O clube incentivará ainda a carona compartilhada e vai utilizar iluminação econômica para reduzir o desperdício de energia. A organização espera 3 mil foliões por noite do evento.

(17/02/09)