» PREFEITO PARTICIPA DO LANÇAMENTO CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, participaram na última segunda-feira (17), no Teatro La Salle, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, da Igreja Católica, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema é “A Paz é Fruto da Justiça”.

A mesa de autoridades foi composta pelo Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, pelo prefeito Oswaldo Barba, pela primeira-dama Cidinha Duarte, pelo presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro, pelo tenente da Polícia Militar Rodrigo Della Nina, pelos coordenadores da Campanha Isaulina Jacomazi e Valfredo Mattos, além do Padre Márcio Coelho e do Diácono Carlos Pavan.

De acordo com Dom Paulo Sérgio Machado, que abriu oficialmente a solenidade, o objetivo da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas famílias, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social.

O prefeito afirmou que a falta de segurança é um tema frequente e recorrente no dia-a-dia de cada cidadão em todo o país. “A escolha desse tema mostra a participação da Igreja Católica na sociedade atual. Esse tema é ecumênico pelo fato de que na fraternidade, teremos uma melhoria no bem estar das famílias em geral”.

Barba lembrou que São Carlos já desenvolve políticas públicas que contribuem para a redução dos índices de violência e citou como exemplos o Plano Municipal Integrado de Segurança, programa que se transformou em exemplo para o país e que integra as forças de segurança do município para reduzir a violência na cidade, a criação dos Amarelinhos e da Guarda Municipal, funções antes desempenhadas pela Polícia Militar. O prefeito também ressaltou o trabalho realizado pelo Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), exemplo de recuperação de adolescentes em conflito com a lei.

“O NAI cumpre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tema também relacionado à Campanha da Fraternidade desse ano. Uma das principais características do sistema que adotamos em São Carlos é a prevenção, que nesse caso consiste em intervir para não deixar que o adolescente continue avançando na prática de delitos. Esse tratamento diferenciado diminuiu o índice de reincidência, apenas 4% dos jovens que passam pelo NAI voltam a cometer crimes. Pelo modelo convencional a reincidência chega a 30%”.

O Prefeito finalizou sua participação garantindo que a Prefeitura irá construir uma nova sede para o NAI dentro do Complexo de Segurança do município.

(18/02/09)