» PREFEITURA TREINA MOTORISTAS E MONITORES DO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL PDF Imprimir E-mail
Com o objetivo de oferecer um transporte que garanta segurança e confiabilidade aos pais e alunos, a Prefeitura de São Carlos iniciou na quarta-feira (18), o treinamento de 40 motoristas e monitores que fazem o transporte escolar de 1.300 estudantes da zona rural para as escolas da cidade.

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito o treinamento realizado pelo Departamento de Transporte e agentes de educação para o trânsito, orienta os motoristas e monitores dos ônibus da empresa prestadora do serviço, sobre as normas de segurança. Diariamente são percorridos 8 mil quilômetros nos períodos da manhã, tarde e noite.

Entre as orientações aos motoristas estão as dicas sobre direção defensiva para preservação da segurança dos alunos transportados, atenção ao itinerário e local correto de estacionamento dos ônibus nos portões das escolas, proibir carona de pessoas não cadastradas no transporte escolar, entre outros procedimentos. Já os monitores receberam orientações de recolher a carteirinha do aluno ao entrar no ônibus, por exemplo, acompanhar a frequência diária dos alunos, verificar a organização dos alunos nos bancos, se permanecem sentados e usando o cinto de segurança e orientá-los a só se levantar quando o ônibus estiver parado em frente à escola, entre outras atribuições.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, ressalta que a Prefeitura de São Carlos é modelo no transporte escolar e tem rotas organizadas. “Nós atendemos hoje 1.300 alunos podendo chegar até 1.800 já que o cadastramento ainda continua aberto até o final do mês”, informa. São 48 rotas (16 no período da manhã, 22 no período da tarde e 10 no período da noite). São transportados alunos de 4 a 18 anos da rede municipal e estadual da Educação Infantil, dos ensinos Fundamental e Médio e do supletivo EJA.

“A nossa meta é promover permanentemente o treinamento dos motoristas e monitores para aperfeiçoamos o serviço, ampliar a segurança e o conforto dos passageiros para que o transporte rural em São Carlos continue sendo modelo de organização”, explica o secretário de Transporte.

Já o diretor de Transportes, Eduardo Giannetti, explica que além deste treinamento a secretaria realizou também reuniões com a direção das escolas para estabelecer normas que ampliem a segurança e acompanhamento dos alunos. “Solicitamos que as diretoras e professores não permitam que as crianças fiquem soltas pela rua esperando o ônibus chegar”, explica. Gianetti orienta que quando o aluno precisar deixar a escola antes do término das aulas é necessário autorização especial da direção da escola.  “São procedimentos que ampliam a segurança dos alunos e disciplinam o transporte para que possamos dar aos pais a garantia de que os seus filhos estão sendo transportados  com segurança”.

Giannetti explicou também que a autorização para o transporte é feita pela Secretaria Municipal de Educação ou pela Delegacia de Ensino. A Secretaria de Transporte e Trânsito é responsável pela gestão e cadastramento do serviço. O nosso objetivo é sempre desenhar uma rota que permita ao aluno chegar na escola no horário correto para o início das aulas. “Buscamos humanizar esse transporte para que os alunos possam viajar com conforto e ficar o menor tempo possível dentro dos ônibus”, finaliza Gianetti.

(18/02/09)