SAAE PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA TIETÊ-JACARÉ PDF Imprimir E-mail
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), autarquia da Prefeitura de São Carlos participou na última quinta-feira (19) da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ),  realizada na cidade de Jaú. O presidente da autarquia, Eduardo Cotrim, esteve pessoalmente no encontro.

O comitê de bacia hidrográfica é o principal instrumento na política de despoluição das bacias do estado de São Paulo. A do Tietê-Jacaré  é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, contemplado pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos.

São Carlos faz parte dessa bacia composta por três rios principais: o rio Tietê (em um total de 150 quilômetros da barragem de Barra Bonita até a barragem de Ibitinga), o rio Jacaré-Guaçu e o rio Jacaré-Pepira. A represa do Broa, localizada no município de Itirapina, é um dos três reservatórios da Bacia.

O presidente do SAAE é membro da diretoria da Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento e é representante da Câmara Técnica de Saneamento do comitê da Bacia do Tietê-Jacaré.

“São Carlos é de fundamental importância na bacia do Tietê-Jacaré. O ponto mais elevado da bacia, 800 metros, está aqui. Aqui se encontram as numerosas nascentes que alimentam esse vital recurso hídrico para toda a região central do Estado. O comitê coordena ações para racionalizar o uso das águas, despoluir a bacia e prevenir a erosão do solo nas áreas urbanas e rurais”, ressalta Cotrim.

(20/02/09)