PROCON DÁ DICAS SOBRE COMPRAS DE CARNAVAL PDF Imprimir E-mail
No Carnaval aumentam as vendas de produtos como confetes, fantasias, entre outros. Por isso, o Procon, órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura de São Carlos, presta informações sobre esse tipo de compra. De acordo com a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, Juliana Rossi, antes de comprar um produto do gênero o consumidor precisa procurar uma loja especializada.

“Também é necessário que o consumidor preste atenção acerca das informações da mercadoria como qualidade, quantidade, origem, composição, preço, prazo de validade, garantia, entre outros dados, bem como sobre os riscos que possam apresentar à sua saúde e segurança”, observou. “Todo produto, como é o caso das conhecidas ‘espumas’ ou ‘sprays’ devem estar armazenados em frasco totalmente lacrado. Ao adquirir esse tipo de produto, o consumidor deverá verificar se a válvula está funcionando de maneira correta, evitando assim futuros acidentes”, continua.

Juliana pede atenção quando houver a compra desses produtos de ambulantes. Embora apresentem um preço menor, eles não possuem, muitas vezes, a mesma segurança e expõem o folião, principalmente crianças, a riscos graves, além de não ser fornecida nota fiscal ou qualquer informação sobre sua origem.

A diretora do Departamento de Defesa do Consumidor assinala que os pais devem ficar atentos na compra de fantasias para as crianças. “Os tecidos que compõem as fantasias devem ser laváveis, contendo as devidas instruções de uso e etiqueta indicando sua composição. As máscaras, bem como as fantasias, não podem ser fabricadas com material de fácil combustão”, esclarece.

A exigência de nota fiscal, tíquete do caixa, recibo ou equivalente é um direito do consumidor e dever do vendedor. “A nota fiscal possibilita a toca do produto com problemas de maneira rápida e eficaz. Além disso, no caso de eventuais problemas ocasionados pelos produtos carnavalesco, a nota fiscal identifica o fornecedor bem como o importador do mesmo”, termina Juliana.

Serviço
Em caso de dúvidas o Procon atende a população de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, na avenida São Carlos, 1800, Centro, das 9h às 16h.

(20/02/09)