COMITIVA SÃO-CARLENSE PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO CDES EM BRASÍLIA PDF Imprimir E-mail
Uma comitiva são-carlense, lidarada pelo prefeito prefeito Oswaldo Barba, participou no dia 5, em Brasília, do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República.

O prefeito recebeu o convite para participar do evento na condição de presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Carlos (COMDES), criado pelo ex-prefeito Newton Lima. O COMDES é o primeiro Conselhão, como é chamado, entre os municípios brasileiros. O ex-prefeito Newton Lima também participou do Seminário, na condição de secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Acompanharam o prefeito de São Carlos os membros do COMDES José Eduardo Casemiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), vereador José Alvim (Dê), representante do Poder Legislativo, Ubiraci Corrêa, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP-São Carlos), Antônio Valério Morillas Júnior, Gerente Regional do Trabalho e Emprego em São Carlos (Ministério do Trabalho) e Gerson Edson Toledo Piza, empresário de comunicação.

O seminário tem o objetivo de aprofundar a análise sobre os novos desafios e perspectivas para o desenvolvimento brasileiro, frente aos cenários nacional e internacional, envolvendo especialistas de organizações internacionais, do setor público, da academia e outros atores sociais e instituições que vêm se destacando no exame dessas questões.

O presidente Lula abriu o encontro ressaltando a importância de que todos os governantes se unam em busca de soluções conjuntas para reagir aos impactos da crise financeira mundial.

Em seguida o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, coordenou o painel sobre o novo padrão de desenvolvimento. Também participaram a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

No período da tarde foi realizada uma mesa-redonda sobre o papel do Estado, com a participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, do economista Ignacy Sachs, diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo na França, e do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann.

A apresentação do painel “O Processo de Integração Latino-Americana: Possibilidades de Desenvolvimento e os Efeitos da Crise Financeira Internacional” encerrou o primeiro dia de seminário.

CDES
O CDES, chamado Conselhão, reúne 13 ministros e 90 líderes da sociedade civil, dirigentes empresariais, sindicais e de organizações civis que são membros permanentes. Um dos principais objetivos do Conselho é discutir questões nacionais e elaborar propostas que sirvam de base para políticas públicas e programas do governo federal.

COMDES
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Carlos foi instituído em dezembro de 2007, pelo então prefeito Newton Lima,  com a finalidade de assessorar o Executivo na formação de desenvolvimento econômico e social para os próximos 20 anos. Possui 88 membros do poder público e da sociedade civil.

(05/03/09)