ESCOLA NOSSA: PROGRAMA ABRE UNIDADES MUNICIPAIS PARA TODA COMUNIDADE PDF Imprimir E-mail
Fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade por meio de parcerias com órgãos públicos e ONGs. Essa é uma das propostas do programa Escola Nossa, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação nas 52 escolas municipais da cidade.

Para estreitar esse relacionamento entre as instituições e entidades, a Secretaria conta com o apoio dos gestores comunitários, que atuam de acordo com as diretrizes preconizadas pela educação comunitária: intervir nas comunidades locais e contribuir com o crescimento sociocultural.

De acordo com a secretária de Educação, Lourdes Moraes, aproximar as famílias das unidades escolares será uma das principais políticas de sua gestão. “Para isso, criamos dentro da Secretaria de Educação a divisão Escola Nossa, que ficará responsável por coordenar o programa”.

A chefe da divisão Escola Nossa, Renata Ramos, explica que, para o funcionamento do programa, a cidade foi dividida em seis regiões (Jockey Clube, Santa Felícia, Cidade Aracy, Jardim Tangará, Redenção e Botafogo) segundo a localização das escolas municipais. Em cada uma dessas regiões há três gestores comunitários que buscam parcerias com entidades da cidade para oferecer aos moradores dos bairros em que atuam cursos, oficinas, palestras etc.

As atividades de março começam nesta sexta-feira (6) com um curso de computação para adolescentes da região do Jardim Tangará. Ao longo do mês haverá ações relacionadas com a comemoração do Dia Internacional das Mulheres.

Projeto Nossa Escola
Dentro do programa, a Secretaria de Educação também realiza o projeto Escola Nossa, que utiliza o espaço físico das escolas municipais para desenvolver atividades físicas e diversas oficinas para a comunidade em geral.

O projeto Escola Nossa acontece todos os sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h, nas escolas EMEB Afonso Fioca Vitalli – CAIC (Cidade Aracy), EMEB Angelina Dagnone de Melo (Santa Felícia), EMEB Dalila Galli (Jockey Clube), EMEB Carmine Botta (Redenção), EMEB Maria Ermantina Tarpani (Botafogo), EMEB Antonio Stella Moruzzi (Tangará), CEMEI Octávio de Moura (Cruzeiro do Sul) e CEMEI Vicente da Rocha Keppe (Santa Felícia).

Nessas unidades municipais, crianças, adolescentes e adultos podem participar de atividades físicas, jogos, aulas de danças e muitas outras recreações.


(06/03/09)