EMERSON PARTICIPA DE HOMENAGENS AOS 75 ANOS DA USP PDF Imprimir E-mail
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, participou, na tarde desta sexta-feira (6), no anfiteatro Jorge Caron, da sequência de homenagens aos 75 anos da USP. Na ocasião, houve uma homenagem póstuma ao deputado estadual Miguel Petrilli, propositor da criação das unidades da USP no interior: São Carlos (Escola de Engenharia), Ribeirão Preto e Bauru.

“A USP foi importante na projeção de São Carlos como a Capital da Tecnologia e do Conhecimento. Esse é um momento que devemos celebrar, pois se o Brasil tem sido reconhecido nacional e internacionalmente na produção de conhecimento os campi da USP, seus pesquisadores e alunos têm a sua parcela de contribuição”, salientou.

A reitora da universidade, Suely Vilela, também participou da cerimônia, ministrando a aula magna: “Uma universidade de classe mundial: cenário atual e perspectivas”.

História
Até o dia 8 de março, o campus da USP-São Carlos promove atividades para comemorar o Jubileu de Diamante (75 anos) da universidade. Atualmente, a USP-São Carlos é dividida nas seguintes unidades: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Instituto de Química de São Carlos (IQSC), ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação). 

As quatro unidades do campus São Carlos se tornaram referência em Ciências Exatas e Tecnológicas e são, atualmente, responsáveis por mais de 4,3 mil alunos de graduação e 2,3 mil de pós-graduação.

A USP foi criada em 1934 e possui campi em  São Paulo (4), Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto e São Carlos (2). Conta com 76.560 alunos de graduação e pós. São oferecidos 214 cursos de graduação e 812 programas e cursos de pós-graduação, com 5.222 professores e um orçamento anual de R$ 2,4 milhões. Em 2005, a farmacêutica Suely Vilela foi a primeira mulher assumir a reitoria da USP.

(06/03/09)