SECRETARIA DE SAÚDE TRAÇA METAS PARA HUMANIZAR ATENDIMENTO PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quinta-feira (12), no Centro de Especialidades Odontológicas, uma reunião para sensibilizar os gestores da Saúde na articulação e integração de ações que busquem a participação popular, a descentralização de serviços e a ampliação do plano de cuidado e investimentos em saúde.

Participaram representantes da supervisão das unidades de saúde, Equipes de Saúde da Família, coordenadores das Administrações Regionais de Saúde e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.

Essa é a orientação do prefeito Oswaldo Barba, explica o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, cuja pasta, ao lado da Educação, é uma das prioridades do governo, que adotou o slogan “Cidade Moderna e Humana”. “Queremos sensibilizar os gestores de saúde e integrar ações na construção de uma cidade moderna e humana, tanto do ponto de vista tecnológico, como, principalmente, promovendo a efetiva participação da população na gestão do SUS, assim como já acontece nas deliberações do Orçamento Participativo, pois são os usuários e os trabalhadores que conhecem as demandas regionais de saúde”, explica.

O próximo passo, segundo Pereira, será promover no próximo mês a eleição dos novos  membros do Conselho Gestor de Saúde, cuja atribuição é propor medidas para aperfeiçoar o planejamento, a organização, a avaliação, acompanhamento e fiscalização dos serviços e ações de saúde prestados à população, além de examinar e encaminhar queixas dos usuários, definir estratégias para aperfeiçoar a integração do trabalho entre profissionais e pacientes.

Atualmente cada unidade de saúde, inclusive as Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s), Centros de Atenção Psicossocial (Caps Saúde Mental e Álcool e Drogas) e Centro Municipal de Especialidades, possuem um Conselho Gestor composto por  8 membros, sendo 4 representantes dos usuários, 2 da Prefeitura e 2 dos trabalhadores das unidades.

Os interessados em participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde, que acontecem mensalmente, devem se informar sobre a data e horário na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

“O Conselho Gestor de Saúde conta com a participação de toda a rede de atendimento, incluindo usuários, que democraticamente podem fazer proposições e sugestões à Secretaria para ampliarmos a qualidade do atendimento”, ressalta o secretário municipal de Saúde.

(13/03/09)