TELEFONIA IMPULSIONA RECLAMAÇÕES NO PROCON DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
O Procon de São Carlos, órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura de São Carlos, divulgou o balanço dos atendimentos e reclamações registrados em 2008. No ano passado, foi registrado um aumento de 9,6% no número de atendimentos, se comparados os dados de 2007.

De 31.531 atendimentos, 2.186 geraram reclamações. Os setores de telefonia fixa e móvel são os campeões de reclamação com 39%. Foram registradas 856 reclamações no ano passado. O setor de produtos, que inclui equipamentos com defeito e falta de assistência técnica, por exemplo, vem em seguida com 841 reclamações, ou seja 38,4% do total. Assuntos financeiros como cobranças indevidas em cartões de crédito, cartões que não foram cancelados a pedido do cliente e créditos consignados representam 22,3%, ou 488 pessoas reclamaram sobre esses assuntos.

A diretora de Defesa do Consumidor do Procon, Juliana Rossi, lembra que ainda foram registradas 114 audiências de conciliação. “Essas audiências acontecem quando a empresa não responde às reclamações ou não resolve o problema”.

Ela explica que a maior parte dos atendimentos são relacionados às orientações passadas à população pelo telefone. “Muitos consumidores, quando compram um produto ou contratam um serviço conseguem esclarecer suas dúvidas pelo telefone, sem sair de casa”, explica.

Para Juliana, os mais de 31 mil atendimentos em 2008 “demonstram que o cidadão são-carlense está cada dia mais preocupado em fazer valer seus direitos, buscando melhores informações, pesquisando preços e qualidade de produtos a serem adquiridos, bem como de serviços a serem prestados e até mesmo denunciando os fornecedores que cometem irregularidades”.

Ela reforça que o Procon de São Carlos atende das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, na avenida São Carlos, 1.800, Centro. Os telefones para informações são: 3362 11 80 e 3307 6440.

(13/03/09)