PREFEITO INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DO CRAS CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Cidinha Duarte, e da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, inaugurou na manhã desta sexta-feira (13) a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Cidade Aracy, localizada na rua Orestes Mastrofrancisco, nº. 420, antiga rua 18.

O CRAS faz parte do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), principal programa de Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Hoje a Prefeitura de São Carlos já possui 4 centros em funcionamento: Cidade Aracy, Pacaembu, Santa Felícia e Vila São José.

Rose Mendes explicou que os programas, serviços e benefícios desenvolvidos junto aos CRAS destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente de pobreza, discriminações etárias, étnicas, gêneros ou deficiências. “Os nossos centros comunitários passaram a ser unidades de apoio das unidades do CRAS que juntas atendem cerca de 5 mil pessoas por mês em várias faixas etárias. Somente aqui no CRAS do Cidade Aracy já atendemos cerca de 2 mil famílias com complementação de renda e mais de 133 jovens dentro do ProJovem e do Ação Jovem”.

O vereador José Alvim (Dé), na ocasião representando o Poder Legislativo, disse que a Câmara Municipal apoia todos os projetos e programas do Executivo em benefício da população. “Esse é mais um equipamento público importante que a Prefeitura coloca à disposição dos moradores do Cidade Aracy e região”.

O prefeito Oswaldo Barba ressaltou a nova política de assistência social implantada em São Carlos. “A substituição do paradigma assistencialista e a articulação de ações e competências com os demais sistemas de defesa de direitos humanos é um avanço e concretiza um modelo de gestão que possibilita a efetivação dos novos princípios e diretrizes da política de assistência social do governo federal. Rompemos com a política do assistencialismo, da benemerência, de ações fragmentadas e passamos a atender o cidadão por inteiro. Não deixamos de atender as necessidades urgentes, mas oferecemos todas as possibilidades para que essas pessoas possam futuramente caminhar sozinhas, ter a sua própria renda e para isso oferecemos cursos, capacitações, além de auxílio psicológico. O CRAS oferece um atendimento integrado nessa rede que estamos montando na cidade de São Carlos, que é a rede de proteção social”, finalizou.

Também participaram da solenidade de inauguração os vereadores Ronaldo Lopes e Equimárcilias Freire, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e diretora do Departamento de Assistência Social da Prefeitura, Tânia Castilho, as supervisoras do CRAS, Larissa Moraes e Rosemeire Macedo, a diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazzani e o Administrador Regional do Cidade Aracy, Lucindo Gonçalves.


Serviços oferecidos
Atendimento integral às famílias por meio de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativas e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda através dos programas Bolsa Família, Cartão Alimentação, Renda Cidadã, Ação Jovem, ProJovem Adolescente e Benefício de Prestação Continuada, além do oferecimento de cursos pela Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador) e do Programação de Inclusão Digital (PID), programas coordenados pela Fundação Educacional São Carlos (FESC) que já instalou um posto de inclusão digital com 10 computadores no local e que em breve irá oferecer cursos de informática para a comunidade local. O CRAS também oferece atividades de esporte e lazer como dança, aulas de ginástica e alongamento, futebol, programas na área da cultura como Cinema nos Bairros, Ciranda Cultural, História nos Bairros e Rodas de Leitura, entre outros.

(13/03/09)