PRÓ-MEMÓRIA INICIA PESQUISA SOBRE PORTUGUESES EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, iniciou um projeto de pesquisa sobre a presença portuguesa na cidade e sua contribuição para o município. Já foram pesquisados os imigrantes italianos, japoneses, árabes e os afro-descendentes.

De acordo com a diretora presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, os imigrantes portugueses e seus descendentes vieram para São Carlos em tempos diferentes, inclusive no início de São Carlos como exemplifica a presença da família Arruda Botelho, vinda dos Açores.

“Com o tempo e com a formação do núcleo urbano vários imigrantes portugueses vieram para São Carlos, tanto para trabalhar na lavoura quanto para o trabalho na cidade. Vieram também várias pessoas com uma qualificação diferenciada e hoje as universidades da cidade contam com a presença de portugueses em seus quadros. São Carlos ainda teve um braço do consulado português”, conta Ana Lúcia.

Diante deste quadro essa pesquisa está sendo considerada muito importante, pois registrará a atuação dos portugueses no passado e no presente de São Carlos.

Todos aqueles interessados em ajudar na pesquisa, sejam brasileiros, portugueses, descendentes, e possuírem relatos, documentos, fotos que possam contribuir para a configuração da presença desse importante grupo imigrante em nossa cidade devem procurar a Fundação Pró-Memória e falar na Divisão de Pesquisa e Divulgação pelo telefone 3373-2700, ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

(19/03/09)