CINEMA ALTERNATIVO NESTA SEXTA EM ÁGUA VERMELHA E NO CENTRO DA CIDADE PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura com a UFSCar, CineUFSCar, incorporando as atividades do Mês da Mulher em São Carlos “Mulheres em todos os espaços” exibe duas sessões de cinema nessa sexta-feira, o cineclube Afrocine e o cineclube Cine São Roque.

O Afrocine exibirá o filme brasileiro “Antônia”, de direção de Tatá Amaral, que narra a história de quatro garotas negras da periferia de São Paulo que tentam formar um grupo de rap. A sessão será realizada às 19h30 no Auditório do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” e a entrada é gratuita. Ao final da exibição haverá um bate papo com o público e integrantes do Hip-Hop de São Carlos.
No Cine São Roque, às 20 horas, localizado no Armazém Cultura de Água Vermelha, será exibida uma seleção de curtas metragens nacionais e internacionais que tratam das descobertas femininas. A entrada é gratuita e a sessão é realizada ao ar livre, sendo que em caso de chuva a sessão será transferida para dentro do Auditório.

O Afrocine enfoca suas ações na reflexão sobre as relações étnico-raciais, realizando debates ao final de cada sessão, discutindo temas como racismo, discriminação e diversidade.

O Cine São Roque que tem um público em sua grande maioria infantil e adolescente, residentes no distrito de Água Vermelha, explora o caráter informativo e lúdico do audiovisual, através de sessões que mesclam o cinema com outras linguagens e incorpora a brincadeira como forma de fruição.


• Afrocine
Data: 20 de março de 2009
Local: Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira - Rua Dona Alexandrina, 844 - Centro
Horário: 19:30h
Entrada Gratuita
Exibição do filme “Antônia”,  direção Tata Amaral (2006)
Recomendação: 12 anos

SINOPSE:
O filme conta a história de quatro amigas de infância que moram na Vila Brasilândia, periferia de São Paulo.  Apaixonadas por cantar resolvem formar o grupo de rap Antonia.  Juntas, elas têm o sonho de sobreviver cantando rap. Quando são descobertas pelo empresário Marcelo Diamante (Thaíde), passam a fazer diversos shows por toda a cidade. Porém, quando o grupo está começando a se fortalecer, as meninas esbarram em diversas dificuldades, como a violência, a pobreza, o machismo, obstáculos que fazem com que, uma a uma, abandone o grupo.
No entanto, o amor pela música e a amizade das garotas gera força para que o grupo volte a se reunir e possam continuar lutando pelo seu sonho.No elenco Negra Li, Cindy, Leilah Moreno e Quelynah.

• Cine São Roque
Data: 20 de março de 2009
Local: Armazém Cultura - Rua Bela Cintra, 77 – Água Vermelha
Horário: 20:00h
Entrada Gratuita

SINOPSE:
Exibição dos curtas-metragem nacionais Cartão Vermelho (dir. Laís Bodanzky. BRA, 1994, cor. Comédia), Saliva (dir. Esmir Filho. BRA, 2007, cor. Comédia) Barbie Problemas da Vida (dir. Yan Whathely. BRA, 2005, cor. Experimental), Estória Alegre (dir. Claudia Pucci. BRA, 2002, Romance), Desventuras de Um Dia Ou a Vida Não é um Comercial de Margarina (dir. Adriana Meirelles. BRA, 2004, cor. Animação) e Perto de Qualquer Lugar (dir. Mariana Bastos. BRA, 2007, cor. Drama), Todos falam sobre as descobertas femininas.

(19/03/09)