PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS MULHERES PAULISTAS VISITA SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Na última quinta-feira (19), a presidente da Federação das Mulheres Paulistas e vice-presidente da Confederação das Mulheres do Brasil, Lídia Corrêa esteve em São Carlos conhecendo o trabalho desenvolvido pela Divisão de Políticas para as Mulheres, coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de São Carlos e para ministrar uma palestra a pedido da Associação das Mulheres de São Carlos (AMUSC).

Na palestra, ministrada no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” com o tema “Mulheres Unidas por mais Emprego, Direitos e Igualdade”, Lídia Corrêa falou da grande questão da mulher e da sociedade. A necessidade de incorporar a mulher cada vez mais no processo do trabalho, tanto do ponto de vista da remuneração quanto no da realização pessoal que é buscada cada vez mais.

“Minha intenção foi aprofundar um pouco mais essa discussão, compreender quais são os desafios para a mulher se integrar mais como cidadã produtiva, realizadora e os passos que precisamos dar para avançar nessa direção”, destacou. Segundo ela, a mulher ainda vive os problemas da dupla jornada, cuida dos afazeres do lar e divide a responsabilidade social com os homens. “Isso acaba sendo um entrave para que a mulher possa se desenvolver plenamente”, frisou.

Lídia enfatizou a importância de que toda a sociedade olhe para a mulher. “É preciso garantirmos creches boas para que as crianças possam ficar e ter uma atenção especial, licença maternidade compatível. São conquistas que a sociedade precisa garantir para que as mulheres possam se integrar”, explicou.

Quanto a visita aos programas da Prefeitura destinados à mulher, Lídia Corrêa disse ter ficado muito satisfeita com o que presenciou. “Estive no Centro de Referência da Mulher e fiquei satisfeita com as informações que recebi. São Carlos está de parabéns, o caminho é esse mesmo, cada vez mais liderança, autoridade, buscando cada vez mais alternativas, buscando integrar esforços, enfim, realizar”, finalizou Lídia Corrêa.    

O Centro de Referência da Mulher é um equipamento da Prefeitura, vinculado à Divisão de Políticas para Mulheres, que tem como objetivo prevenir, promover e assegurar os direitos das mulheres. O Centro articula a Rede de Atendimento à Mulher, cuja finalidade é agregar todos os organismos e instituições que atendem as mulheres vítimas de violência. O Centro de Referência da Mulher está localizado na rua 13 de Maio, 1.732, no centro.

(20/03/09)