SÃO CARLOS REUNIU OS MELHORES CICLISTAS DO PAÍS DURANTE O CAMPEONATO BRASILEIRO PDF Imprimir E-mail
ciclismo-c-site

Os melhores ciclistas do país estiveram reunidos em São Carlos neste final de semana, sábado (27) e domingo (28), durante o Campeonato Brasileiro de Estrada e Contra-Relógio, uma promoção da Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e MZ2 Eventos, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e patrocínio da Prefeitura Municipal.

A competição de Estrada e Contra Relógio disputada nas categorias Elite masculino, Elite feminino e Sub-23, valendo o título Brasileiro e contando pontos para o ranking da CBC, teve a participação de 49 equipes e 250 ciclistas de vários estados brasileiros e até da Europa.

Sábado (27) pela manhã, entre Água Vermelha e a Fazenda Canaã, foi disputada a prova Contra-Relógio num percurso de 32 km com o catarinense Rodrigo Nascimento, da equipe de Florianópolis (Avaí/Florianópolis/Senac/APGF), ficando com o título na categoria Elite masculino. O vencedor da categoria Sub-23 foi Patrick Gabriel Oyakaua.

Emocionado na chegada, Rodrigo Nascimento falou da alegria de ter conquistado o Campeonato Brasileiro. “Para mim é uma alegria muito grande, pois desde o ano passado, venho focando essa prova. O circuito aqui em São Carlos é muito bom, uma pista sem buracos, isso ajudou muito”, enfatizou.

Na prova de 20 km da categoria Elite feminino a campeã foi Aline Paroliz, da equipe de Santos (GRCE Memorial/Pref. Santos/Giant/Nossa Caixa), ciclista que no início do ano venceu, lá mesmo em Água Vermelha, a Volta Ciclística do Futuro.

“Eu conhecia o circuito, já que fiquei com o título da Volta do Futuro. Estou muito feliz com essa conquista, mais uma aqui em São Carlos, cidade que tem me dado muita sorte”, festejou Paroliz.

A manhã do domingo (28), no parque Ecoesportivo Damha, foi bastante agitada com a prova de Estrada. Os ciclistas das categorias Elite masculino e Sub-23 percorreram um total de 178,2 km, enquanto no feminino o percurso foi de 91 km.

Os ciclistas Alex Arseno e Cristian Egídio da Rosa, que competem pela equipe de Cordeirópolis (DataRo/Sel Cordeirópolis), foram os vencedores das categorias Elite Masculino e Sub-23, respectivamente.

Na Elite feminino a “briga” entre as irmãs Fernandes teve como vencedora Janildes, da equipe de São José dos Campos (Scott/Marcondes César/Fadenp/ São José dos Campos) que, num sprint sensacional nos últimos 250 metros, fechou a prova com o tempo de 2h53min06s635, contra 2h53min06s825 da sua irmã e segunda colocada na prova, Clemilda que era a atual campeã.

O técnico Rodrigo Pavão avalia como positiva a participação da equipe de São Carlos neste Brasileiro de Ciclismo com a Gabriela Morelli, Ricardo Picolli, Victor Fusi, e Adélio Paulo Silva (Canela), que foi o 38º colocado na prova de Resistência.
“Acho que a nossa participação ficou dentro da expectativa. Nosso objetivo que era utilizar a competição como parte do treinamento para os Jogos Regionais foi alcançado”, disse Pavão.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcelos, São Carlos é uma cidade que tem se destacado na organização de grandes provas do ciclismo nacional.

“São Carlos está inserida, sem dúvida nenhuma, no calendário do ciclismo nacional, prova disso tem sido a realização de competições como a Volta Ciclística do Futuro, a Volta do Estado de São Paulo – SP Tour Brasil Internacional, e agora o Campeonato Brasileiro”, concluiu Vasconcelos.

Na avaliação do prefeito Oswaldo Barba, a realização do Campeonato Brasileiro de Ciclismo trouxe para São Carlos uma visibilidade muito grande, tanto do ponto de vista esportivo como turístico.

“A Prefeitura trabalhou no sentido de trazer essa competição para São Carlos objetivando o evento esportivo, que é um atrativo bastante interessante, e o turístico também é claro, já que traz um número muito grande de pessoas que acompanham os ciclistas e isso movimenta os nossos hotéis e restaurantes”, finalizou Barba.

O Campeonato Brasileiro de Estrada/Contra-Relógio foi organizado pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e MZ2 Eventos, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo. A competição teve os patrocínios do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, Banco do Brasil, Nossa Caixa, CCR, Sundown Bikes & Motos, Kuruma.com.br,  InterSom FM 103,9 e Prefeitura Municipal de São Carlos, com o apoio do Parque Ecoesportivo Damha.

Fotos Manoel Virginio


Fotos Maurício Motta