ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail
feira-economia-solidaria-site feira-economia-solidaria-1-site

EMERSON DESTACA IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

O vice-prefeito Emerson Leal participou, na tarde desta sexta-feira (9), na Câmara Municipal, da abertura da 1ª Feira da Economia Solidária de São Carlos, que acontece entre os dias 9, 10 e 11 de outubro, na Praça Coronel Salles. O evento tem como tema “semeando práticas solidárias em São Carlos e região”.

Conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, da União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), Instituto Marista de Solidariedade (IMS), por meio do Projeto Comercialização Solidária no Brasil e convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“A economia solidária surgiu da iniciativa da UFSCar e ganhou força a partir da administração do ex-prefeito Newton Lima. Hoje, efetivamente, é um grande fator de desenvolvimento da cidade e gerador de emprego e renda”, destacou.

A Feira de Economia Solidária espera a visita de 4 mil pessoas. Ela acontece durante o 3º Festival Contato – Festival de Mídia de Radio, TV, Cinema e Arte Eletrônica.

Tem por objetivo promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária, tendo em vista a capacidade que possuem estes empreendimentos em gerar trabalho e renda e ao mesmo tempo distribuir de forma justa a riqueza que geram, dentre outras.

Além da comercialização de produtos e serviços, serão organizadas oficinas sobre diversos temas, seminários, feiras de troca, atividades culturais, voltadas para o público de São Carlos e região, sejam adultos, jovens ou crianças.

Ao todo 43 empreendimentos participarão da feira: 10 empreendimentos da área de alimentação, 21 da área de artesanato e confecção, 1 da área de agricultura proveniente da Reforma Agrária – assentamento rural, 6 da área de serviço e 5 de organizações de fomento/apoio.

(09/10/09)