FEIRA MOVIMENTA ECONOMIA DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
De 9 a 11 de outubro, a Praça Coronel Salles, em São Carlos, recebeu a 1ª Feira de Economia Solidária A 1ª Feira de Economia Solidária aconteceu juntamente com o 3º Festival Contato de Multimídia, uma parceria entre Prefeitura e UFSCar.

A feira teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), Instituto Marista de Solidariedade (IMS), por meio do Projeto Comercialização Solidária no Brasil e convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A estimativa dos organizadores é que mais de 3 mil pessoas passaram pelo evento, que também contou com alguns cursos, que foram realizados na biblioteca da Câmara Municipal.

Segundo o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Reinaldo Sorbille, 43 expositores de 30 empreendimentos e 12 municípios participaram da Feira. “Tanto do ponto de vista econômico como do social e ambiental a feira foi um sucesso”, destaca.

Durante a feira, os empreendedores tiveram cursos como fluxo de caixa e aplicação de preços justos às mercadorias, como gerenciar conflitos, entre outros. “Sob o aspecto ambiental, outro fator importante da feira foi a participação das cooperativas de coleta seletiva, que trabalhou na destinação correta dos resíduos produzidos na feira”, lembrou.

Sorbille disse que a participação de empreendimentos de economia solidária de outras cidades “ajudou na troca de experiências e no fortalecimento dos projetos desenvolvidos em cada cidade”.

Cerca de 400 pessoas envolvidas nos projetos estiveram em São Carlos durante a Feira. “Isso é importante para São Carlos, pois movimentou a rede hoteleira, de restaurantes e o comércio”, observou o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues.

  • Image folder specified does not exist!
  •  

(13/10/09)