PRÓ-MEMÓRIA REALIZA SEMANA DO ARQUIVO PÚBLICO PDF Imprimir E-mail
A Fundação Pró-Memória de São Carlos promove a Semana Inaugural do Arquivo Público e Histórico da Cidade, que irá discutir a política de preservação dos acervos e sua conservação.

A Semana, que vai de 19 a 23 de outubro, marca ainda a inauguração da Sala que acondicionará a Coleção de Jornais e Microfilmes do período de 1886 a 2008. A Sala foi financiada pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais.

De acordo com a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, a Sala será fundamental para ampliar o tempo de preservação dos documentos. “Agora podemos otimizar melhor o espaço com as estantes deslizantes que foram compradas e com a instalação de ar condicionado. Esse procedimento é importante para o papel, e fundamental para o microfilme, pois as condições climáticas preservam por um tempo maior o acervo”.

A Sala está pronta, os equipamentos instalados e o acervo organizado. Para marcar a inauguração e como contrapartida à Sala, a Pró-Memória realizará a Semana Inaugural do Arquivo Público e Histórico da Cidade e lançará a segunda edição, ampliada e revisada, do Guia de Fundos e Coleções do Arquivo Público e Histórico de São Carlos. Entre as atividades da Semana, estão as palestras e cursos sobre arquivos e pesquisas realizadas a partir do próprio arquivo da Fundação.

“Teremos algumas mesas redondas que discutirão tanto o tratamento de acervos privados quanto públicos, um curso que trata da pesquisa de imagens, por uma das maiores especialistas da área no Brasil e várias outras atividades”, observa Ana Lúcia Cerávolo.

Serviço
Devido a realização da Semana Inaugural o atendimento do Arquivo Público e Histórico estará suspenso, voltando a funcionar normalmente a partir do dia 26. A inauguração da Sala será às 15h de segunda-feira (19), com  a participação de representantes da Caixa e do coral Encanto da Escola Municipal Arthur Natalino Deriggi. Para fazer as inscrições e para outras informações os interessados podem ligar para o telefone 3373-2700 ou utilizar o site www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br.

Programação da Semana

19/10 – segunda-feira
• 9h - Credenciamento
• 10h – Palestra: “Pesquisa no Arquivo da Fundação Pró-Memória” com Osvaldo Truzzi (Diretor da EdUSFCar e professor da Universidade Federal de São Carlos, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Engenharia de Produção).
• 11h - Palestra “Gestão Documental: preservação da memória e o direito de acesso” com Hilda Delatorre (Diretora Técnica do Centro de Gestão Documental do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo /SAESP)
• 15h - Inauguração da Sala de Jornais e Microfilmes
• 16h - Mesa Redonda “Tratamento de acervos privados” com Francisco de Sá Neto - Fazenda Pinhal (Diretor Presidente da Associação Pró Casa do Pinhal), Joana D'arc de Oliveira - Fazenda São Roberto (Possui graduação em Ciências Sociais - UNESP e Mestrado em História da Arquitetura – USP) e Vera Malta Campos - Fazenda Santa Maria (Diretora Cultural - Fazenda Santa Maria).

20/10 – terça-feira
• 10h – Palestra: “Preservação de documentos eletrônicos” – Rogério Cavaletto (Técnico de Informática da Fundação Pró-Memória de São Carlos, responsável pelos arquivos eletrônicos da instituição).
• 10h30 – Palestra: “Microfilme e Preservação: uma aliança do futuro” com Rodrigo de Campos Pinto (Técnico do Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC/PUC), com experiência na área de reprografia e preservação).
• 15h – Mesa Redonda “Tratamento de acervos institucionais” com a participação de João Roberto Martins Filho (Coordenador da Unidade Especial de Informação e Memória do Centro de Educação e Ciências Humanas UEIM/UFSCar), Vera Lúcia Cóscia (Coordenadora do Arquivo Florestan Fernandes BCO/UFSCar) e Ana Lúcia Cerávolo (Diretora Presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos).

21/10 – quarta-feira
• 8h às 12h e das 14h às 18h – Curso: “Pesquisa de Imagens” com a Profª Simonetta Persichetti (Jornalista, mestre em Comunicação e Artes e doutora em Psicologia Social, atualmente ministra cursos no Museu de Arte Moderna – MAM. Trabalhou para revistas como Íris Foto e Paparazzi)
Vagas limitadas

22/10 – quinta-feira
• 9h – Visita técnica ao arquivo da Fundação Pró-Memória de São Carlos.
• 14h30 – Palestra: “Tratamento de Arquivos Fotográficos” com Cássia Denise Gonçalves (Possui graduação em História pela PUC-SP e mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Atualmente é profissional em organização de arquivos da Universidade Estadual de Campinas, atuando nas áreas de arquivo fotográfico, processamento técnico de fotografias e análise documentária de fotografias).
• 16h – Palestra: “Arquivos Pessoais” – Ana Maria de Almeida Camargo (Possui Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente é professora da USP e é especialista na área de organização de Arquivos Pessoais).

23/10 – sexta-feira
• 9h – Contação de histórias.
• 10h/14h – Visita técnica ao arquivo da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

(16/10/09)