AGRICULTURA FAMILIAR MELHORA A MERENDA PDF Imprimir E-mail
produtos-banco-alimentos-1-site

AGRICULTURA FAMILIAR MELHORA A MERENDA E REDUZ CUSTOS

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de São Carlos adotou novos procedimentos de compra dos alimentos para produzir as cerca de 60 mil refeições diárias, sendo a maioria delas para a merenda escolar. Agora, os inscritos no Programa de Agricultura Familiar fornecem produtos frescos, que melhoraram a qualidade dos pratos e estão ajudando a reduzir custos em cerca de 40%.

A secretária da pasta, Regina Bortolotti, explica que a redução do caminho percorrido pelos alimentos garante produtos mais frescos e com muito mais qualidade. “Esses agricultores colhem os produtos no domingo e entregam na segunda a partir das 7h”, explica Regina. Já na compra pelo pregão, o fornecedor percorria longas distâncias, que reduziam a qualidade dos alimentos.

Um dos eixos do Programa de Apoio à Agricultura Familiar é a Compra Direta Local, desenvolvida em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ele permite à Prefeitura adquirir hortifruti diretamente dos agricultores familiares. Em São Carlos, o programa conta com cerca de 70 fornecedores, que entregam 40 toneladas/mês para o Restaurante Popular, a merenda escolar e entidades beneficentes.

Os produtores locais comemoram a possibilidade de entregar diretamente os alimentos à Prefeitura. O Programa garante rendimento mensal, assistência técnica e possibilidade de ampliar o plantio. Para o agricultor Josué Luiz Pereira, de 44 anos, o Programa “foi uma grande ajuda aos agricultores”. “Isso me incentivou a dar um passo que esperava há 15 anos”, explica. Josué está comprando um trator novo para ampliar sua produção. Junto com o sócio, a esposa e dois filhos, planeja ainda novas estufas para a produção de verduras.

A produtora Adinalsa Diniz de Brito ressalta que o programa ajudou a melhorar a renda familiar e a estimular o plantio. Segundo ela, uma das dificuldades dos produtores locais é a comercialização e a perda que isso pode gerar. “A gente produzia e não tinha comprador suficiente. Agora estamos entregando tudo. E a família tem garantia de uma renda mensal. Isso traz novas perspectivas para muitos produtores”, diz.

A Prefeitura de São Carlos distribui hoje gêneros alimentícios em 105 locais, sendo 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), oito Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS), 30 creches (filantrópicas e conveniadas), 30 escolas estaduais, dois albergues, a Casa Abrigo Gravelina Terezinha Lemes, três escolas do Sesi, APAE e os Projetos Campeões do Futuro e AABB, que oferecem atividades esportivas a crianças.

(16/10/09)