AGRICULTURA REALIZA CONTROLE NUTRICIONAL PDF Imprimir E-mail
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento começou no segundo semestre deste ano um Programa de Controle Nutricional em 52 unidades da rede municipal de ensino. O trabalho conta com a participação de 42 estagiários do Centro Universitário Central Paulista – Unicep, que visitam as unidades, realizam pesagem dos alunos, oferecem orientação nutricional e acompanham a produção da merenda no local.

“Os estagiários checam se há obesidade ou subnutrição entre os alunos”, explica Ana Cristina Bragatto, chefe de Divisão de Alimentação Escolar. As equipes realizam ainda atividades educativas com as crianças. Por meio de jogos e teatro, oferecem orientação sobre a importância de uma alimentação adequada.

Os estagiários também acompanham a produção da merenda nas unidades e orientam as merendeiras sobre o tempo e a temperatura adequada de preparo de cada prato. “Eles indicam o tempo ideal para manter o alimento íntegro”, explica Ana Cristina. O trabalho inclui ainda orientações, melhor aproveitamento dos alimentos e mudança de hábitos alimentares.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, ressalta que o trabalho faz parte das ações do Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura de São Carlos. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes municipais. Diariamente, são elaboradas cerca de 60 mil refeições entre principal (almoço) e complementares (café da manhã e lanche da tarde).

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também atende pessoas em situação de risco alimentar, oferecendo refeições a R$ 1,00 na unidade I do Restaurante Popular e no apoio a 24 instituições que se beneficiam com a doação de alimentos, em especial, hortifrutis. Também responde pelo Programa de Alimentação Escolar responsável por suprir as Unidades escolares.

O fornecimento da alimentação escolar foi objeto de estudos por parte das nutricionistas que integram o quadro da SMAA. A equipe ampliou a variedade dos alimentos, melhorando o cardápio. A linguiça, por exemplo, foi substituída por filé de peixe. Foram ainda introduzidos o filé de peito de frango desossado sem pele e novos alimentos com maior diversidade de frutas e legumes, sucos de frutas naturais, produtos lácteos e cereais.

A Prefeitura de São Carlos distribui hoje gêneros alimentícios em 105 locais, sendo 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), oito Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS), 30 creches (filantrópicas e conveniadas), 30 escolas estaduais, dois albergues, Casa Abrigo Gravelina Terezinha Lemes, três escolas do Sesi, APAE e os Projetos Campeões do Futuro e AABB, que atendem crianças com atividades esportivas.


(20/10/09)