ESTUDANTES DISCUTEM CIDADE PELO OP EDUCA PDF Imprimir E-mail
OP EDUCA REÚNE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICA E PARTICULAR PARA DISCUTIR A CIDADE

Eles ainda são crianças e não têm idade para votar, mas estudantes de escolas públicas e particulares de São Carlos poderão participar das decisões sobre o desenvolvimento da cidade através do OP Educa, projeto da Coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo-Comunidade da Prefeitura.

No último sábado (17), alunos de 37 escolas (sete particulares, 15 municipais, 14 estaduais e Sesi) se reuniram no Centro da Juventude “Elaine Viviane” para definir as prioridades de melhorias que devem ser realizadas nas regiões em que residem ou estudam.

O prefeito Oswaldo Barba acompanhou a reunião juntamente com o vereador Ronaldo Lopes, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, e a coordenadora do OP, Géria Montanar.

O OP Educa foi lançado em agosto e foi dividido em etapas: a primeira já terminou e foi realizada nas escolas, com os alunos identificando as questões que pedem soluções no âmbito escolar. Em uma assembleia, todas as turmas apresentaram suas demandas e votaram nas prioridades.

“Hoje, é a plenária regional, quando os estudantes vão mostrar o que eles acham que está faltando nas escolas e região onde moram ou estudam. Depois, será feita uma carta, que dirá o que a cidade precisa para se tornar mais moderna e urbana do ponto de vista de nossos jovens”, explica Géria.

Para o vereador Ronaldo Lopes, a realização do OP Educa é importante para o futuro, já que estão sendo formados cidadãos conscientes da participação nas decisões políticas da cidade.

O prefeito Oswaldo Barba falou às crianças que o OP Educa funciona como o Orçamento Participativo. “Vocês estão sendo questionados sobre o que desejam para sua escola e para a cidade, é a mesma coisa que as pessoas fazem quando participam do OP. Elas falam sobre as necessidades de obras nos bairro e a Prefeitura executa”.

E completou: “O OP Educa é importante porque vai ensinar a vocês a escolherem, a decidirem, a pedirem e a respeitarem o pedido dos outros também”.

OP Educa
A próxima reunião do OP Educa é no dia 24 de outubro, às 9h, no CEMEI Cônego Manuel Tobias, na Vila Nery, com discussão das propostas aprovadas na plenária regional. No dia 5 de novembro, os estudantes apresentarão ao prefeito Oswaldo Barba suas reivindicações e sugestões para a cidade.


(20/10/09)