PREFEITO DÁ POSSE AOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO PDF Imprimir E-mail


O prefeito Oswaldo Barba, juntamente com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, com o vice-prefeito Emerson Leal, com a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes e a diretora presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elisete Pedrazzani, deu posse na noite de terça-feira (20) aos novos membros do Conselho Municipal do Idoso.

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) foi criado em dezembro de 1998, através da Lei 11.870, como órgão de caráter permanente, tripartite e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. Hoje é composto por 14 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 6 representantes do  Poder Público Municipal, 5  representantes das Entidades e Grupos de Convivência do Idoso e 3 representantes das Entidades de Proteção e Abrigo de Idosos.

Compete ao Conselho a formulação e avaliação das políticas públicas de atendimento e proteção ao idoso, bem como, formular diretrizes para o desenvolvimento de atividades que visem à defesa dos direitos dos idosos, possibilitando sua plena inserção na vida sócio-econômica, política e cultural de sua comunidade; estimular estudos, pesquisas e debates das questões que afetam os idosos, buscando sua valorização; propor medidas que visem assegurar ou ampliar os direitos dos idosos, eliminando toda e qualquer disposição discriminatória.

A secretária Rose Mendes, que até o momento preside o Conselho já que o presidente será eleito somente na primeira reunião ordinária, explicou que “o Conselho é um importante instrumento de ajuda na formatação de políticas públicas voltadas para a terceira idade” e ressaltou que a diretriz da Prefeitura é sempre somar esforços em prol da qualidade de vida dos idosos.

Rose lembrou, ainda, que já no início da administração o prefeito Barba promoveu a Seção de Atendimento ao Idoso à Divisão. “Além disso, vários outros órgãos da Prefeitura têm programas específicos para idosos, como a secretarias municipais de Esporte e Saúde”.
Já o prefeito Oswaldo Barba destacou a importância do Conselho Municipal do Idoso, mencionando algumas ações da administração, principalmente desenvolvidas pela FESC, por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), e o Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla, que são voltadas para as pessoas da melhor idade.

“Eu agradeço vocês do Conselho pelo apoio à administração na formulação de políticas públicas voltadas à melhor idade. Nós temos feito muitas coisas e, com essa importante colaboração que eu espero que continue, faremos ainda mais”, concluiu Barba.

Tomaram posse como membros titulares Fernanda Ribeiro Rohen Marques, Fátima Regina Rodrigues, Nilma Helena França Gilbertoni, Luis Claudio Boss Pares, Mariana Topazzo Locatelli e João Francisco de Oliveira como representantes do Poder Público Municipal. Maria de Fátima Fontes, Juliana Maria Perseguini e João Carlos Garcia Júnior como representantes de entidades de proteção e abrigo de idosos e Vera Lúcia Torretta, Fátima Maria Pereira Silva, Luís Guilherme Manelli, Erminia Figueiredo Mariano e Maria Virginia Cornachione como representantes de grupos de idosos e associações.

No final da solenidade o grupo de dança do Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla apresentou a coreografia “da unidade vai nascer a nova idade”.

(21/10/09)