GGIM REÚNE-SE PARA DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA PDF Imprimir E-mail
O Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) – criado pelo prefeito Oswaldo Barba em maio é composto por integrantes do governo e órgãos ligados à segurança pública do município – realizou sua primeira reunião nesta última terça-feira (27) para discutir a criação do Observatório de Segurança Pública em São Carlos.

Fazem parte do GGIM representantes da Prefeitura de São Carlos, polícias Militar, Civil e Federal e Corpo de Bombeiros participaram do evento, que aconteceu na Sala dos Prefeitos Antônio Massei do Paço Municipal.

De acordo com o secretário de Governo, Marcos Martinelli, essa primeira reunião serviu para preparar os agentes de segurança na criação do Observatório de Segurança Pública que visa “possibilitar a implantação do mapa da violência em que vamos detectar os bairros que necessitam de mais investimentos em policiamento, iluminação pública, entre outros benefícios”, explicou.

“A nossa maior expectativa é de ver a cidade inserida no Pronasci”, completou o secretário. Em agosto desse ano, Martinelli e o prefeito Barba se reuniram com o ministro da Justiça, Tarso Genro, solicitando essa demanda, bem como recursos para a implantação do Observatório (R$ 395 mil) e reestruturação da Defesa Civil (R$ 210 mil).

O Pronasci tem a finalidade de articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de combate à violência, envolvendo governo federal, comunidade e as forças policiais.

Mais sobre o Gabinete
O GGIM é um canal de interligação entre todos os órgãos de segurança pública que atuam no município. Tem por objetivo identificar oportunidades que proporcionem a prevenção da violência de maneira integrada, envolvendo os segmentos de segurança pública na criação de propostas e avaliações sobre sua atuação na prevenção e no combate à violência.

GGIM serão trimestrais. Ele salientou que esses órgãos de segurança vão trabalhar em harmonia com Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg) e Plano Municipal de Segurança.

(30/10/09)