“OLHO VIVO NO DINHEIRO PÚBLICO” CHEGA A SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Na semana de 9 a 13 de novembro, a Controladoria-Geral da União (CGU), Regional São Paulo, com o apoio da Prefeitura de São Carlos e da Unicep, realizará um curso com o tema “Fomento ao Controle Social e à Capacitação de Agentes Públicos Municipais”, uma das ações do Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público” da CGU.

O Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, implementado em 2004, tem como principais objetivos prover prefeituras, conselhos municipais e lideranças locais de informações básicas para a gestão pública transparente, para o exercício da cidadania e desenvolvimento do controle social, como instrumento de melhoria da qualidade do gasto público.

A abertura do evento será no dia 9, às 8h30, no auditório do campus II da Unicep, situado na rua Miguel Petroni, 5.111, Jardim Centenário, local onde também serão realizadas todas as atividades, à exceção do encontro com as lideranças, que acontece no período noturno do dia 11, no auditório da Prefeitura de São Carlos, localizado na Rua Episcopal, 1575.

Para a cerimônia de abertura estão previstas as presenças do prefeito de São Carlos, do diretor geral da Unicep de São Carlos, do Chefe da Controladoria Regional da União no Estado de São Paulo, dos prefeitos dos municípios convidados e outras autoridades.

Ao longo da semana, o evento terá sua programação de atividades direcionada a servidores públicos municipais que trabalham nas áreas de licitações, contratos, convênios, e execução de programas federais (9 a 11 de novembro); conselheiros de políticas públicas das áreas de saúde, educação e assistência social dos municípios participantes (12 e 13), e ainda lideranças locais de São Carlos (11).

Devem participar cerca de 200 pessoas, além dos agentes públicos e conselheiros de São Carlos, município-sede do evento, foram inscritos representantes das cidades de Américo Brasiliense, Analândia, Araraquara, Brotas, Descalvado, Dourado, Guatapará, Ibaté, Itirapina, Luís Antônio, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia e Santa Rita do Passa Quatro.

Prêmio
Na programação haverá ainda a premiação do “Concurso Cultural Olho Vivo no Dinheiro Público”, realizado com os alunos das escolas municipais e estaduais de 1º e 2º graus de São Carlos. O concurso, elaborado em fase precedente à semana do evento, visa inserir também os educandos no processo da cidadania responsável, por meio da contribuição dos profissionais da Educação.

O tema “Olho Vivo no Dinheiro Público” foi trabalhado com as crianças e jovens de São Carlos, com a orientação de seus diretores, coordenadores e professores.

Os premiados nas categorias Desenho, Histórias em quadrinhos e Charge receberão notebooks, máquinas fotográficas digitais e aparelhos de DVD doados à CGU pela Receita Federal do Brasil. Os professores orientadores dos alunos classificados em 1º lugar receberão aparelhos de MP4.

Antecederam esta 7ª edição do Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, no estado de São Paulo, os eventos realizados nos municípios de Botucatu, no ano de 2005, Taubaté, em 2006, São José do Rio Preto e Itapetininga em 2007, Registro em 2008, e São Paulo (Capital) em junho deste ano, multiplicando experiências e percepções sobre o zelo com a coisa pública entre agentes e conselheiros públicos municipais, lideranças locais e, mais recentemente, educadores e  educandos, vislumbrando, assim, um País melhor para as novas gerações.

Na página da internet http://www.cgu.gov.br/olhovivo podem ser obtidas outras informações sobre o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público.

olho-vivo-site

(04/11/09)