ALUNOS DA UATI VENCEM TALENTOS DA MATURIDADE PDF Imprimir E-mail


O Projeto Inclusão Produtiva na Terceira Idade, desenvolvido pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), através da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) em parceria com o Sebrae São Carlos, foi um dos vencedores do concurso realizado, em âmbito nacional, pelo Banco Real - Grupo Santander Brasil denominado “Talentos da Maturidade”.

O concurso, criado em 1999, visa promover o debate sobre a condição do idoso no país e sua integração na sociedade, além de incentivar a produção acadêmica sobre o envelhecimento e estimular a produção artística. O concurso é dividido em várias categorias, entre elas Literatura, Música Vocal, Artes Plásticas e Projetos Exemplares, que é voltado a pessoas jurídicas. Sua proposta é reconhecer e apoiar iniciativas inovadoras que promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. O projeto de São Carlos foi um dos vencedores na categoria “Programas Exemplares”.

Segundo a diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazzani, o Projeto Inclusão Produtiva na Terceira Idade tem como objetivo a implantação da cultura do empreendedorismo na reinserção da vida socioeconômica das pessoas da terceira idade, visando novas formas de trabalho e complementação de renda, aproveitando o potencial conhecimento e a experiência já adquirida.

“É o segundo ano que nos classificamos. Nesse ano nossos alunos inscreveram 18 trabalhos na categoria Literatura, 3 na categoria Artes Plásticas e 1 em Programas Exemplares. Ano passado fomos vencedores na categoria Contador de Histórias com o aluno Antônio de Almeida Silva Filho”, lembrou a coordenadora de Ensino da UATI, Maria Cecília Purquerio.

No final do ano passado foi realizada a I Feira de Empreendedorismo na Maturidade, quando foram comercializados produtos confeccionados pelos alunos da UATI que participam do Projeto Inclusão Produtiva na Terceira Idade. Durante esse ano novamente foram oferecidas várias capacitações como cursos de informática para negócios, de Estratégias de Marketing, Aprender a Empreender e Qualidade Máxima no Atendimento ao Cliente.

Os vencedores da categoria Programas Exemplares, além de receberem suporte financeiro para o projeto, receberão assessoria em gestão e gerontologia por parte de duas consultorias. A premiação será realizada no próximo mês de dezembro.

(10/11/09)