PREFEITURA REALIZA VÁRIAS ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Divisão de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e do Conselho Municipal da Comunidade Negra preparou uma série de atividades ao Mês da Consciência Negra. Durante todo o mês de novembro haverá exposições, sessões de cinema e palestras, entre outros eventos.

A programação começou oficialmente com a abertura do Mês da Consciência Negra no dia 6 de novembro quando foi entregue o título de cidadão benemérito de São Carlos a Alfredo Gonçalves na
Câmara Municipal, e se estende durante o mês de novembro.

Na próxima quinta-feira (12) será realizada a tradicional Missa Afro em comemoração a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. A missa será celebrada pelo Padre Aymoré Saturnino Rocha Jr., às 19h30, na Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Felícia. Para o encerramento do Mês da Consciência Negra está programado um show de samba com a cantora Keila Regina, que irá apresentar em seu repertório canções consagradas de Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho, entre outras.

“Neste ano colocamos como tema do Mês da Consciência Negra a Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. As lutas históricas do Movimento Negro agora podem ser consolidadas de forma mais concreta, pois ele representa um avanço, um marco histórico na luta pela promoção de direitos da população negra”, disse Dener Santos Silveira, chefe da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Dener lembrou, ainda, que este mês de comemorações da população negra nasce do dia 20 de novembro, data do aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, substituindo o 13 de Maio, considerado pelo Movimento Negro uma data de denúncia e não de comemoração. “A Consciência Negra simboliza o espírito de resistência e luta dos povos descendentes de africanos herdados da trajetória de um dos grandes heróis negros, Zumbi dos Palmares”.

Confira a programação para os próximos dias:
• Dia 12 - 19h30
na Igreja Santa Rita de Cássia – Missa Afro.
• Dia 13 - 14h
no Centro de Treinamento de Capoeira Jangadeiros de Ouro, na avenida São Carlos, 785, no centro -  Encontro de Capoeira, em comemoração aos 20 anos de responsabilidade Social do Grupo de Capoeira Jangadeiro de Ouro do Mestre Taroba.
• Dia 13 - 19h30
no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira – AFROCINE com a exibição do Filme ORI.
• Dia 14 - 10h
no Ginásio de Esportes do SESC São Carlos - Encontro de Capoeira.
• Dia 15 - das 8h às 22h
no Estádio Municipal Luiz E. de Siqueira” Campo do Zuzão” -8ª Festa Afrodescendente de São Carlos- Campeonato da Comunidade Negra – Futebol e Pagode.
•  De 16 a 21
Nas Escolas municipais de São Carlos - Mostra de trabalhos.
• Dia 17 - 19h30
no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira - Avanços sobre a política de Igualdade Racial – Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. Palestrante: Ivair Augusto dos Santos – Assessor Especial da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) do Governo Federal.
• Dia 19 - 20h30
no SESC São Carlos - O escritor Ferréz, morador do bairro Capão Redondo em São Paulo, fala da nova cena literária da periferia e debate a importância do Dia da Consciência Negra.
• Dia 20 - 19h
no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” - Homenagem e entrega de título de cidadão são-carlense ao Prof. Dr. Henrique Cunha Júnior. Apresentação do espetáculo: Benção da Ilê de Oxum, Resistência Negra Sanca – Banda Ébanus e Tear Africano – Grupo Ginguerê.
• Dia 20 -19h30
Grêmio Familiar Flor de Maio - Festa da Consciência Negra.
Dia 21 - 9h
no Paço Municipal - Curso África-Brasil: Formação de professores em história e cultura africana e afrodescendentes com a Prof. Dr. Henrique Cunha Júnior.
Dia 21 - 10h
no SESC/São Carlos - Oficina Internet Livre – crie um programa de rádio apresentando a variedade musical do Continente Africano. Participe desta oficina onde vivenciará conceitos de elaboração de roteiro, gravação, edição de áudio e um pouco da cultura musical africana.
Dias 21 e 22 - das 12h às 22h
no Complexo Esportivo do Santa Felícia “Pista de Skate” - III Sanca Hip-Hop – 20 anos de Hip-Hop em São Carlos.
Dia 21 - 15h
no SESC/São Carlos - Oficina de Cultura Popular / Dança Afro – ritmos de origem negra que compõem a Cultura Brasileira.
Dia 22 - 16h
no SESC/São Carlos - Black Voices - Criado em 1991, o grupo vocal interpreta a música negra americana – o “negro spiritual” em forma de quinteto vocal, com acompanhamento de teclado.
Dia 24 - 20h
SESC/São Carlos - Show Padê – Kiko Dinucci e Juçara Marçal. A palavra Padê (Pàdé) significa encontrar. Na tradição afro-religiosa Padê costuma ser a cerimônia inicial dedicada ao Orixá Exu. O show é resultado de uma pesquisa de ritmos afro-brasileiros associada à produção de compositores paulistas contemporâneos.
Dia 25 - 19h
no Teatro Fernandes/UFSCAR - CINEUFSCAR – filme especial Mês da Consciência Negra.
Dia 29 - 14h30
no SESC/São Carlos - encerramento do Mês da Consciência Negra, com o Show de Samba com Keila Regina, apresentando em seu repertório consagradas sambistas brasileiras como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho entre outros nomes do gênero e com o 1º Trançarte – Desfile de Tranças resgatando a arte Africana, do Coletivo de Juventude Negra de São Carlos e das trançadeiras da comunidade são-carlense.

(11/11/09)