ESCOLA E SAÚDE PDF Imprimir E-mail
Programa-Escola-Nossa-site PROGRAMA “ESCOLA NOSSA” VAI ATÉ AS UNIDADES DE SAÚDE

Alface, salsa, cebolinha e menta. A horta suspensa cultivada por estudantes das escolas municipais da região do Azulville chegou até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro para levar um pouco do conhecimento da natureza para as crianças e adultos que passam pela unidade.

A ação foi realizada pelo programa “Escola Nossa”, da Secretaria Municipal de Educação, que tem como principal objetivo unir toda comunidade ao cotidiano escolar.

“Muitos nutrientes e muita cultura são os resultados desta iniciativa que envolve as Gestoras Comunitárias da Educação da região cinco e funcionários das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde”, explica a chefe de Divisão do Programa Escola Nossa, Renata Ramos.

Além de mostrar como é possível elaborar uma horta suspensa, através de garrafas “pets” na UBS do Azulville, o programa “Escola Nossa” também chegou a outro posto de saúde.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Cruzeiro do Sul, participantes do projeto montaram o “Cantinho da Leitura”, um espaço com 75 livros infantis para cativar crianças e pais que procuram atendimento médico na USF.

“A troca de saberes entre educação e saúde já provou que dá bons frutos (e boas verduras). Assim, os funcionários das unidades de saúde também marcam presença nos eventos do programa ‘Escola Nossa’, como festas da família das nossas escolas, aferindo pressão, fazendo palestras e oficinas de Lian Gong”, informa Renata.

A Secretaria Municipal de Educação desenvolve nas 52 escolas municipais o programa Escola Nossa, que visa fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade por meio de parcerias com órgãos públicos e ONGs, oferecendo atividades, como cursos, oficinas, palestras etc.


(17/11/09)