SÃO CARLOS É A 9ª DO PAÍS EM CULTURA PDF Imprimir E-mail
São Carlos é destaque em investimento em cultura

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que São Carlos está em 9º lugar no ranking das cidades que mais investem em ações culturais no país. O levantamento foi encomendado pelo Ministério da Cultura e destaca em primeiro lugar a capital do Estado de Pernambuco, a cidade do Recife.

Telma Olivieri, coordenadora de Artes e Cultura de São Carlos, disse que essa colocação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido desde 2001. “A nossa prioridade é propiciar o acesso à democratização da cultura em nossa cidade. Estamos com ações cada vez maiores nessa área”, afirma. A coordenadora ressalta os projetos Ciranda Cultural, Tenda Móvel de Teatro e Cinema para Todos como algumas das ações que colaboraram para destacar São Carlos nesse ranking.

“É um orgulho para São Carlos poder figurar entre as dez cidades do país que mais investem em cultura. Só temos esses índices porque houve um investimento nessa área e isso é inegável”, ressalta Telma. Segundo ela, o orçamento está bem acima de 1%, bandeira dos vários gestores culturais do país. “Isso mostra o quanto a Prefeitura valoriza essa área”, destaca.

A coordenadora destacou ainda o trabalho do Ministério da Cultura, preocupado em construir uma política pública capazes de consolidar a gestão cultural em todos seus aspectos. “As ações, em todas as áreas do Ministério, comprovam essa determinação do Governo Federal e são marcos fundamentais para o desenvolvimento e consolidação da cidadania cultural”, avalia.

Com a criação do Sistema Nacional de Cultura foi preciso estabelecer índices confiáveis para avaliar as gestões municipais e estaduais de cultura. Para a criação do Índice de Gestão Municipal de Cultura (IGMC) foi elaborada uma metodologia a partir dos dados apurados na Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2006 (MUNIC), que abrange 5.562 municípios.

A equipe de pesquisadores do Ipea conseguiu, a partir dos dados apurados e das diretrizes encaminhadas pelo Ministério da Cultura, propor um índice de gestão municipal que será adotado pelo Ministério e que possibilitará a elaboração de um ranking dos municípios em gestão cultural. Entre os subíndices formulados que compõem o IGMC está o de Ações Culturais, que destacou São Carlos como a 9ª cidade do país que mais investe nessa área.

(19/11/09)