PROJETO DA REDE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE SÃO CARLOS FOI UM DOS TEMAS DO II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PDF Imprimir E-mail
A educação profissional, formação da rede de capacitação profissional e a busca da formação de melhor qualidade para articular as ações locais e atender a crescente demanda da esfera educacional com ênfase na profissionalização foram os principais temas do II Seminário de Educação Profissional realizado pelo Senac São Carlos em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Fundação Educacional São Carlos (FESC).

Durante dois dias foram realizadas palestras e mesas redondas com a participação de 5 conferencistas e 12 debatedores que discutiram ações sociais de educação profissional, considerando os novos referenciais do segmento para o trabalho no país e as demandas ocupacionais e tecnológicas do município e da região.

A diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazzani, foi a conferencista da mesa IV e falou sobre o aperfeiçoamento do Projeto da Rede de Capacitação Profissional de São Carlos e fez um balanço das ações a partir do I Seminário.

“A partir do I Seminário iniciamos a integração das instituições de educação profissional, realizamos conferências, o Fórum Municipal de Educação Profissional e apresentamos o Plano Municipal de Educação e a Educação Profissional. Agora pretendemos consolidar um sistema de complementaridade entre os diversos organismos promotores de capacitação profissional, por meio da troca horizontal de informações e experiências, para aperfeiçoar as condições de desenvolvimento econômico e de atração de novos investimentos produtivos para nossa cidade, bem como, melhorar as condições de empregabilidade e ampliação da cidadania para trabalhadores”.

Elisete também falou dos objetivos específicos da rede. “Integrar de forma horizontal e complementar as instituições de educação profissional, facilitar o planejamento das instituições, por meio da troca de informações, democratizar o acesso às informações sobre educação profissional para os cidadãos, criar um mecanismo online de atualização do diagnóstico e realizar anualmente o Seminário de Educação Profissional são alguns dos nossos objetivos”.

No encerramento a diretora presidente da FESC apresentou um diagnóstico da educação profissional de São Carlos que hoje já oferece aprendizagem profissional, formação inicial e continuada de trabalhadores, cursos de educação profissional associados ao Ensino Fundamental, qualificação técnica, educação profissional técnica de nível médio, cursos de especialização técnica de nível médio e cursos de educação profissional tecnológica de graduação.

Em São Carlos, a Prefeitura também já prioriza a formação inicial e continuada de trabalhadores e a qualificação profissional, oferecendo vários cursos tanto para os servidores municipais por meio da Escola Municipal de Governo (EMG) como para a comunidade em geral dentro da programação da Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador).

(19/11/09)