CONTRA AIDS PDF Imprimir E-mail
"COM AIDS A GENTE VIVE. COM PRECONCEITO NÃO"

Com o objetivo de informar a população sobre as medidas de prevenção, formas de transmissão do vírus HIV e tratamento da Aids, outdoors espalhados por São Carlos e a distribuição de 1500 folhetos educativos,  lembrarão o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, marcado nesta terça dia 1º de dezembro.

O Ministério da Saúde escolheu como tema "Com Aids a gente vive. Com preconceito não", em função do preconceito que ainda sofrem os portadores da doença.

Ás 20 horas desta terça-feira, no SESC de São Carlos, acontece um bate-papo com a população e profissionais do Programa de DST/Aids, além de docentes da Universidade Federal de São Carlos sobre a história da Aids, dados do município e região, transmissão vertical, prevenção, tratamento e violência sexual.

Embora relatórios indiquem uma estabilização no número de casos de Aids no mundo, a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Blaranis Pauleto, diz que “não se pode deixar de sensibilizar a população em ações de prevenção porque a epidemia ainda é muito grande e a doença ainda não tem cura. O tratamento com os antirretrovirais, embora melhore muito as condições de vida dos pacientes, tem efeitos colaterais importantes”, enfatiza.

Dados da coordenação do Programa Municipal de DST/Aids apontam que em São Carlos e microrregião já foram notificados 1.555 casos de HIV/Aids desde 1987 e registrados 598 óbitos. Atualmente estão em atendimento/tratamento 957 adultos e 21 crianças com acompanhamento do Ambulatório de DST/Aids, localizado no Centro Municipal de Especialidades (CEME).

(30/11/09)